Em entrevista ao Bom Dia Rio Grande, da RBS TV, na manhã desta quarta-feira, 22, o médico Diego Miltersteiner deu detalhes sobre como está sendo a rotina nos leitos de tratamento intensivo destinados aos pacientes de COVID-19 do Hospital Universitário, em Canoas. Ele é o responsável por coordenar a equipe que cuida dos infectados que chegam à UTI do local e também é professor do curso de Medicina da Ulbra.
Além de falar sobre como tem sido o dia a dia da ala hospitalar, Miltersteiner confirmou a abertura de novos leitos. De acordo com o médico, hoje, 50 novos espaços para adultos estão sendo inaugurados no HU. "Destes, 40 serão exclusivamente para pacientes com COVID", destacou o profissional, que considera fundamental essa ampliação, diante da escalada de casos no município e a rotatividade lenta dos leitos de tratamento intensivo para pessoas com síndromes respiratórias agudas graves, como é o caso dos internados por COVID-19.
Formado há quase 20 anos, o professor de Medicina da Ulbra também exaltou a dedicação dos profissionais que estão na linha de frente do combate à pandemia. "De alguma maneira, a gente gosta muito do que estamos fazendo aqui. Eu nunca vi tanta gente trabalhando para que tanta coisa dê certo e tão rápido." De acordo com o médico, a impressão que a equipe tem é de que o pior já passou, mesmo com dados que apontam uma piora no cenário.
Para que o trabalho continue em um fluxo que não comprometa a atuação do sistema de saúde, Miltersteiner aproveitou para pedir a colaboração da população da região, que é atendida pelo Hospital Universitário. "As pessoas, em casa, também precisam fazer a parte delas. Ficar em casa, sempre que possível, higiene pessoal e todas aquelas coisas que vocês insistentemente colocam e que nos ajudam muito", frisou.
Hospital é referência no atendimento de pacientes com COVID
Atualmente, de acordo com Miltersteiner, o Hospital Universitário recebe, por dia, de dois a três novos pacientes para internação nos leitos de UTI. Apesar do ritmo intenso, o número de altas hospitalares tem ficado numa proporção parecida, o que tranquiliza a equipe e acaba tornando o HU na principal unidade de saúde da região. "Somos referência não só para Canoas, que tem uma demanda grande das UPAs e de outros hospitais, mas também para os outros municípios, que também procuramos ajudar", ressaltou.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS