"Tive a oportunidade de ter a presença dos meus familiares que moram em Minas Gerais. Se não fosse virtual, eles não teriam condições", contou a formanda de Psicologia, Eny Pimenta, após a sua defesa virtual do Trabalho de Conclusão de Curso no último dia 30 de junho. As modificações no formato das apresentações foram necessárias ao passo que a pandemia do novo Coronavírus se dissemina na região. Entretanto, a necessidade de utilização das ferramentas virtuais de comunicação possibilita um novo universo de interações e reencontros.
Eny, que é mineira e reside no Rio Grande do Sul desde 2007, disse que durante todo o processo de graduação tinha a certeza de que não teria seus familiares e amigos da cidade natal acompanhando, em tempo real, a sua defesa de monografia. "A minha família presente significou tudo para mim. Estavam ali meu cunhado, minha tia, minha mãe, alguns amigos de Minas Gerais também. Na formatura talvez eles não possam estar junto, então esse momento teve um significado especial para todos nós."
Mesmo fisicamente longe da Universidade, sua segunda casa durante seis anos, a futura psicóloga diz que essa distância não abalou o sentimento de sucesso e agradeceu a todos os seus incentivadores durante a apresentação. "Quando a gente recebe a notícia de que vai apresentar o TCC de forma remota, é um baque. Mas, em contrapartida, ontem eu tive a oportunidade de ter comigo uma energia extremamente positiva, o que encerra todo o meu ciclo de crescimento pessoal e profissional na Ulbra com muito sucesso."
Superação de expectativas
Romeu Tietz, formando de Agronomia, defendeu seu trabalho na manhã desta quarta-feira, 1º. Sob o olhar atento de colegas e professores, Tietz fez questão de apontar que, mesmo sendo uma experiência completamente nova durante a sua trajetória, foi quase instintiva a habituação ao novo formato e à plataforma de apresentação. "Acredito que, cada vez mais, as ferramentas tecnológicas estarão presentes no nosso cotidiano", destacou.
Para ele, além de promover uma certa aproximação com os colegas e educadores, a plataforma remota é capaz de diminuir os sentimentos de ansiedade e nervosismo. "A gente acaba utilizando algum espaço de casa para apresentar e, desse modo, nos sentimentos mais confortáveis. Com certeza me senti menos ansioso comparado com as apresentações presenciais em seminários."
Apesar de nervosa para a sua banca, Bruna Brutscher, que é formanda em Direito, conta que a experiência de utilização destas novas tecnologias no ambiente acadêmico superou as suas expectativas. "A minha apresentação foi melhor do que eu pensava. Começou pontualmente no horário marcado e tudo fluiu como se fosse presencial." Bruna ainda destacou a importância da presença de seus colegas e de ter a oportunidade de acompanhar as demais bancas. "Devido aos horários e deslocamento até a Universidade, muitos não teriam condição de se fazer presentes durante a apresentação."
Emily Ebert
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas