A pandemia do novo Coronavírus desencadeou uma série de mudanças na rotina de milhares de trabalhadores, principalmente na área da comunicação. Com o isolamento social, as pessoas passaram a utilizar o modelo home office, e o contato entre colegas passou a acontecer por meio de vídeo-chamadas de plataformas como Zoom, Google Meet e Microsoft Teams.
Um exemplo próximo da nova rotina vem dos universitários de Jornalismo da Ulbra Canoas, que produzem o programa Rádio 11. O projeto, que começou no segundo semestre de 2016 em modo presencial, também precisou de adaptar, com gravações e transmissões virtuais, utilizando a plataforma Zoom na página do Facebook.
O projeto experimental da disciplina de Radiojornalismo, coordenado pelo professor Sérgio Lorenz, vai ao ar semanalmente às terças-feiras, das 18h30min às 22h. A programação conta com quatro blocos: esporte, hard news, talk show com convidados e finaliza com debate jornalístico.
Em uma das produções, o Secretário de Saúde de Canoas falou sobre a pandemia e dirigentes de futebol dos clubes Aimoré, Grêmio e Brasil de Pelotas também comentaram sobre a situação do campeonato gaúcho. O programa presencial tinha duração de duas horas e, com a nova modalidade a distância, foi necessária uma adaptação, aumentando o tempo da programação.
Para a estudante Gabriela Castro, do 4º semestre, uma das repórteres do programa, esse tem sido um novo desafio e uma grande experiência diante do momento enfrentado mundialmente. "A pandemia mostra a potência da comunicação e também um elemento de criatividade das práticas jornalísticas. Como instrumento, inclusive de aprendizagem para os alunos, é muito interessante. Isso vai prepará-los muito melhor para o que vem aí", destaca o professor Lorenz.
Para ver e ouvir as produções dos alunos, clique aqui.
Fernanda Ochôa
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas