O Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde , Desenvolvimento Humano e Sociedade (PPGProSaúde) inicia um projeto de pesquisa sobre as condições de vida dos alunos e docentes da Ulbra em tempos de pandemia. O trabalho é realizado através de questionário, que estará disponível até o dia 15 de julho. Os professores participantes podem acessá-lo clicando aqui e os estudantes, aqui.
A pesquisa surge através de convite do coordenador do Observatório de Políticas Públicas (OPP) aos programas de pós-graduação da área interdisciplinar da Capes. Segundo a coordenadora do projeto da Ulbra, Ana Maria Pujol, ao lados das professoras, Eliane Fraga da Silveira e Jussara Alves Pinheiro Sommer, a proposta de todo o trabalho é identificar como estão os alunos e seus familiares, assim como os professores, em relação às recentes medidas governamentais de auxílio durante a pandemia.
Ana ainda aponta que, neste contexto de urgência e emergência epidemiológica e social, esta proposta de pesquisa tem relevância "na medida em que investiga como as pessoas e suas famílias estão tendo acesso às políticas públicas propostas pelo governo, quais impactos negativos/positivos na sua condição de vida e trabalho, além do acesso às estruturas de saúde e educação", destacou a docente.
Missão do PPGProSaúde e a pesquisa interdisciplinar
Conforme apresentado pela coordenadora, a pesquisa está inteiramente ligada com os princípios e objetivos do PPG, que são de análise situacional da comunidade acadêmica da Universidade durante o período de calamidade devido ao novo Coronavírus. "Também, de possibilitar a avaliação do impacto destas políticas no enfrentamento e mitigação das situações adversas decorrentes das ações de isolamento social nas atividades laborais, de ensino e sociais", explicou.
Pesquisa de abrangência nacional
O projeto é de alcance nacional, uma vez que a rede Ulbra atua em diversos estados do Brasil, seja como unidade, campi ou polos. "Especificamente, o programa PPGProSaúde pretende contribuir com as informações e interagir com outras IES, visando organizar grupos de estudos para elaborar, a partir dos resultados da pesquisa, relatórios técnico-científicos deste momento de pandemia."
Ana ainda ressaltou que as análises querem obter dados sobre a comunidade acadêmica, de forma propositiva e com base científica, para possibilitar a formulação de diretrizes institucionais para gestão e implantação de práticas de saúde durante a pandemia para professores e acadêmicos, neste momento, como resposta para enfrentamento da pandemia no espaço de acadêmico.
Emily Ebert
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas