Desde o início da pandemia do novo Coronavírus, a Ulbra teve que se adaptar de diversas formas nas mais variadas áreas. O curso de Jornalismo, por exemplo, é composto por três estágios obrigatórios e precisou modificar alguns de seus processos para se ajustar ao novo cenário. Como alternativa, foi estabelecida a parceria do curso com a Assessoria de Comunicação Social do campus Canoas, onde os alunos matriculados no Estágio 3 terão a oportunidade de completar essa etapa de sua formação. Tudo em home office, para preservar a saúde dos estudantes.
Em março, quando o isolamento social começou no país, a Ulbra criou um site inteiramente dedicado ao principal assunto dos noticiários: o novo Coronavírus. Na página, diversas matérias sobre o tema são disponibilizadas, detalhando a realidade da pandemia e tirando as principais dúvidas da comunidade. Para esses esclarecimentos, professores da própria Universidade são usados como fontes.
Produção em parceria
Agora, em função do estágio relacionado às práticas de rádio, antes realizadas na Rádio Mix FM, a parceria com a ACS traz um novo produto: boletins informativos sobre a COVID-19. Com isso, além do site, informativos em áudio serão acrescentados à rede de informações que a Ulbra já vinha fazendo.
Diariamente os alunos produzirão um boletim com informações locais, estaduais, do país e até do mundo, buscando, em fontes oficiais, tudo aquilo que for relevante sobre a pandemia da COVID-19. O boletim terá cerca de 2 minutos e, além do informativo durante a semana, os universitários produzirão uma reportagem ouvindo professores e especialistas da Ulbra como fonte.
"A ideia central que tivemos ao fazer essa parceria é que precisamos repercutir ações sobre a COVID-19 e o que estamos vivendo nesse momento. E, para isso, é fundamental, inclusive diante das fake news existentes, que os alunos desde cedo se deem conta da importância que é cursar uma faculdade de Jornalismo e saber distinguir as informações verídicas das informações falsas, que atrapalham tanto a nossa sociedade", comentou o professor orientador do Estágio 3, Claudio Schubert.
Conteúdo será veiculado na Rádio Mix
Para poder disponibilizar esse material, a Ulbra criou um canal na plataforma Anchor, que pode ser acessado aqui. O conteúdo também vai ser incluído na programação da Rádio Mix. O primeiro boletim foi publicado no dia 18 de maio, produzido e apresentado pela estudante de Jornalismo, Fernanda Alves, formanda do curso. "Fiquei muito feliz quando soube que o Estágio 3 poderia ser feito home office. Acho bacana durante a nossa formação trabalhar com entretenimento, como seria na Mix, e com o jornalismo raíz como estamos fazendo neste momento", comemorou.
Ela também comentou sobre como é trabalhar com um assunto factual como o novo Coronavírus. "Estamos bombardeados diariamente por notícias sobre o vírus. Achei muito legal a Ulbra ter criado esse informativo diário. No meu estágio remunerado, não tivemos a oportunidade de trabalhar tão direto assim falando sobre a situação", completou.
Kesia Ramires
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas