Uma das medidas adotadas para diminuir a probabilidade de contágio com o novo Coronavírus é o uso de máscaras. Entretanto, utilizá-la por períodos longos pode ser complicado quando envolve crianças pequenas, tornando-se um desafio para os pais. Conversar de forma clara sobre a importância das máscaras pode ser uma solução para convencer os pequenos.
Para o pediatra e docente do curso de Medicina da Ulbra, Luiz Fernando Loch, as crianças têm dificuldade de manter a máscara porque, muitas vezes, podem sentir-se sufocadas. "É indicado o uso de máscaras a partir dos dois anos de idade, mas desde que ela não fique com falta de ar considerável."
Exemplo dos pais e higiene pessoal
Loch ainda aponta a necessidade do exemplo dos pais para a compreensão das crianças. "Se ela estiver vendo os pais e os adultos na rua utilizando máscaras, começarão a sentir a necessidade de usar também." Ele ressalta que, mesmo os sintomas podendo ser mais leves em crianças, elas transformam-se em grandes disseminadoras do vírus, e por isso devem estar sempre bem protegidas.
Destaca ainda que, mesmo sendo útil, a máscara não pode substituir a higiene pessoal. "Embora a máscara seja muito importante para evitar a disseminação do vírus no ambiente, a maneira mais eficaz para não se contaminar é a lavagem de mãos com bastante água e sabão ou álcool em gel 70%, e isso vale também para as crianças."
O lúdico para explicar situações graves
Outro ponto destacado pelo profissional são as conversas entre pais e filhos. Segundo ele, pode-se utilizar do recurso lúdico a fim de que ela compreenda a necessidade e gravidade da situação. "Usar a conversa, por exemplo, de que temos bichinhos do bem e do mal, e os do mal podem deixar as pessoas doentes, enfatizando que usar a máscara pode protegê-la." Na conversa, segundo ele, podemos também abordar a questão do comportamento, de evitar contato físico, não levar as mãos às cavidades do rosto, como boca, nariz e olhos.
Conforme o docente, o tamanho da máscara deve ser adaptado para o rosto da criança, cobrindo completamente o nariz e de tecido adequado. Um dos artifícios que podem auxiliar neste processo é utilizar tecidos com desenhos lúdicos, por exemplo, personagens que a criança gosta de assistir.
Emily Ebert
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas