Em live no Facebook da Prefeitura de Canela realizada nesta segunda-feira, 11 de maio, foi anunciada a suspensão da 21ª edição da Semana do Bebê de Canela. A transmissão foi realizada pelo vice-prefeito de Canela, Gilberto Cezar, e pela professora do curso de Psicologia da Ulbra, Aline Groff Vivian, que coordena o evento na Universidade. A decisão foi tomada devido às orientações de isolamento em virtude do novo Coronavírus.
O evento foi criado pela Ulbra através do projeto de Extensão Comunitária O Bebê e o seu Mundo, promovendo a saúde materno-infantil e discutindo prevenção e promoção da saúde física e mental na primeira infância. Neste ano, o evento estava programado para iniciar no dia 10 de maio.
Na live, a professora Aline ressaltou a importância de pensar em manter todos preservados e seguir as orientações de autoridades e especialistas da saúde para conter ao máximo o contágio do vírus. "A decisão de suspender o evento veio a partir dessas diretrizes da Organização Mundial da Saúde. Assim como os bebês são frágeis, todos estariam em uma situação de exposição, caso houvessem eventos de aglomeração", destacou.
Para não passar o ano em branco e seguir com a parceria que já dura mais de 20 anos, os organizadores ainda pretendem manter o propósito do evento de forma digital. Na próxima sexta-feira, 15, às 11h, está programada uma live na página da Prefeitura de Canela com o tema O impacto da COVID-19 para a Saúde Física e Emocional dos Bebês.
Jeandro Michael
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas