Os cursos de comunicação da Ulbra estão organizando uma série de atividades que tratam sobre comunicação e a pandemia da COVID-19. Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Marketing e Fotografia terão suas aulas inaugurais na forma de discussões, durante o mês de maio, pela plataforma do Google Meet. Professores e convidados estão participando do projeto que está associado à campanha e hashtag da Ulbra #UlbraContraoCoronavírus.
O coordenador dos cursos de Comunicação, Sérgio Roberto Lima Lorenz, explica que as atividades buscam mostrar os impactos da pandemia focando na área da comunicação. "É pensar a partir da perspectiva da comunicação as consequências dos impactos sociais da pandemia na América do Sul e também na Europa", destacou. Outro objetivo é compreender o papel dos comunicadores neste cenário e em acontecimentos desastrosos.
Nesta quarta-feira, 6, o Curso Superior de Tecnologia em Fotografia iniciou a programação tratando o tema O Fotojornalismo em Tempo de COVID-19, focando no papel do fotógrafo quando a pauta é a pandemia. Quem falou sobre o tema foi Itamar Aguiar, presidente da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul, repórter fotográfico no gabinete do governador Eduardo Leite e proprietário da Agência Freelancer.
O curso de Jornalismo promove sua atividade no dia 13, às 19h, falando sobre a Cobertura da imprensa europeia sobre a pandemia. Os convidados são Vanessa Hauser, jornalista com doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio do Sinos e professora, e o jornalista e egresso da Ulbra, Alvaro Andrade, repórter multimídia com experiência em rádio e TV em Porto Alegre e produções para Agência Estado, Associeted Press, Correio do Povo e Intercept Brasil. Ambos residem na Espanha. A atividade é aberta ao público. Para se inscrever, clique aqui.
No dia 18, os cursos de Publicidade e Propaganda e Marketing promovem um encontro virtual, às 19h. As palestras oferecidas serão Comunicação pública em tempos de COVID-19, com o argentino Federico Rey Lennon, doutor em Comunicação Pública pela Universidade de Navarra-Pamplona, na Espanha, e licenciado em Publicidade pela Universidade de Salvador - Buenos Aires. Já o tema Branding e COVID-19 será conduzido por Artur Paiva de Vasconcellos, mestre em marketing pela PUCRS, MBA em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e MBA em Marketing pela ESPM, coordenador dos programas de pós-graduação de mercado da ESPM Sul. Para se inscrever, clique aqui.
Giovana Cerveira
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas