A maratona de ideias da Ulbra iniciou oficialmente na terça-feira, 28, e com isso os competidores entraram na primeira fase do evento. A Ideathon é dividida em sete fases, que vão desde a geração de ideias primárias até o desenvolvimento do produto final e avaliação da sua qualidade pelos jurados convidados.
Cada momento da competição é significativo e exige determinadas atividades para chegar até a finalização. Segundo Márcio Machado, diretor de Inovação da Rede Ulbra de Inovação (UlbraTech), todas as ideias e o desenvolvimento segundo as fases do evento devem ter foco na melhoria da qualidade de vida da população, que vem sofrendo com as mudanças repentinas causadas pela Covid-19.
Entenda cada fase da maratona
Iniciada no último dia 28, a primeira fase consiste na reflexão para geração de ideias, através da identificação de um problema a ser resolvido. Cada inscrito pode postar apenas uma ideia na plataforma online do evento, Ideabox. Este é o momento para curtir, comentar e colaborar com as sugestões dos demais concorrentes, focando na formação das equipes por afinidade das ideias.
Em um segundo momento, após as equipes formadas, os integrantes devem migrar para outro ambiente colaborativo, o Google Classroom oficial do Ideathon, onde se desenvolverá o trabalho de mentoria. É também neste espaço que as equipes devem postar as atividades semanais correspondentes a cada fase.
Por fim, e após as semanas de trabalho, os competidores devem confeccionar um vídeo caseiro apresentando o resultado final de seu projeto, sendo este submetido a avaliação e questionamento dos jurados.
Detalhamento das fases e suas correspondentes datas
De 28/4 a 7/5: Geração de ideias e formação das equipes
De 8 a 12/5: Mapeamento do Problema
De 13 a 17/5: Detalhamento da Solução
De 18 a 24/5: Modelagem
De 25 a 31/5: Prototipação
De 1º a 6/5: Testes
7/5: Grande Final
Entenda como funcionam as fases da categoria Kids
Tratando-se de crianças a partir do três anos de idade, a Ideathon Kids tem um ritmo mais leve e trabalha a partir das questões lúdicas da criatividade. Sempre com estímulo e auxílio dos pais, os pequenos devem iniciar sua participação aprofundando-se nas questões referentes ao novo Coronavírus e de que forma a doença está afetando a vida da população. A organização disponibiliza material didático e ilustrativo sobre o tema na plataforma do evento. Depois do estudo, os competidores também devem identificar um problema ou desafio a ser solucionado.
Segundo Machado, a observação do problema deve seguir a ótica de pensar que tipo de problema a pandemia nos causa e o que gostaria de resolver. "Nós sugerimos que, nesta fase, deve-se manter contato direto com os demais participantes e seus responsáveis. Isso pode ser feito através de reuniões online na própria plataforma, realizando meetings a fim de debater sobre os problemas encontrados."
A partir desta identificação, o grupo pode iniciar a fase de ideação propriamente dita, ou seja, em cima do problema escolhido buscar ideias capazes de saná-lo. Quando definida, a equipe irá finalmente colocá-la em prática na última fase chamada Mão na Massa. Por fim, com a conclusão da ideia, o grupo deve produzir um vídeo caseiro apresentando o resultado final de seu projeto para a bancada de jurados.
Detalhamento das fases kids e suas correspondentes datas
Fase Conhecimento - De 28/4 a 4/5: Estudo e mapeamento do problema;
Fase Ideação - De 5 a 11/5: Geração de ideias e seleção do melhor em grupo;
Fase Mão na Massa - De 12 a 18/5: Criação propriamente dita;
Fase Final - 19/5: Apresentação do projeto através de vídeo.
As incrilções para a Maratona Ideathon Covid-19 encerram nesta segunda-feira, 4 de maio. Para se inscrever, clique aqui.
Acompanhe mais informações na página da Maratona no Facebok.
Emily Ebert
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas