A Universidade Luterana do Brasil emprestou, na manhã desta quinta-feira, 30, dois exemplares de simuladores realísticos para o Hospital Militar de Área de Porto Alegre. Os manequins foram utilizados no treinamento de capacitação em intubação orotraqueal, voltado aos médicos da unidade.
A equipe da Universidade foi recepcionada pelo Tenente João Victor Laureano, também docente dos cursos de Farmácia e Educação Física da Ulbra. Ele, junto do diretor do hospital, Coronel Rodrigo Brum Toledo, agradeceram a disponibilidade da Instituição e destacaram a importância social da capacitação. "O momento é de necessidade dentro da área da saúde, onde necessitamos cada dia mais de profissionais capacitados para a linha de frente. Ter a oportunidade de aplicar a técnica em simuladores de alta tecnologia é, com certeza, um benefício para os nossos médicos", destacou Laureano.
Em consonância à fala do tenente, o Major Leandro Tavares, médico e ministrante da capacitação, alertou para as necessidades técnicas provocadas pela pandemia do novo Coronavírus. "Foi analisada uma demanda grande de médicos nos hospitais, e uma das atividades principais que deve ser realizada com pacientes graves da COVID-19 é a intubação. Optamos por profissionalizar os nossos médicos, uma vez que muitos ainda não têm a expertise das técnicas corretas de intubação, aprimorando os cuidados necessários contra a contaminação."
Simuladores realísticos e o papel da Universidade
Registrado como um dos maiores acervos de simuladores realísticos do país, a Ulbra conta hoje com 69 exemplares sendo utilizados em atividades acadêmicas práticas dos cursos da área da saúde. Segundo o coordenador da Educação Continuada, Daniel Garlipp, a utilização desta tecnologia possibilita que o treinamento dos futuros profissionais seja muito mais completo, evitando os riscos de se treinar em seres humanos.
Já para o assessor administrativo do campus Canoas, Alexandre Berton, dar esse apoio ao hospital em nome da Universidade é muito importante, pois é colocada em prática a missão institucional de auxílio à comunidade. "É fantástico poder auxiliar dessa forma, e ter sido reconhecido pelos médicos ali presentes, mostrando um pouco mais da infraestrutura e equipamentos oferecidos dentro da Ulbra." Berton destacou, por fim, que a ideia é proporcionar um treinamento com a melhor qualidade possível, pensando sempre na saúde coletiva.
Emily Ebert
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas