Esta terça-feira, 28, foi marcada pela abertura oficial da Ideathon, maratona de ideias da Ulbra com o apoio da Rede Ulbra de Inovação (Ulbratech). A abertura foi transmitida às 18h, através de live na página do evento, com apresentação do diretor de Inovação da UlbraTech, Márcio Machado, e os representantes da comissão organizadora, Letícia Grigoletto e Fernando Batistella. As inscrições para a maratona estendem-se até o dia 4 de maio, e, até o momento, já conta com 354 participantes confirmados.
A transmissão, que foi acompanhada e traduzida por intérpretes de Libras, iniciou com boas-vindas aos competidores, organizadores e mentores. Machado reforçou os agradecimentos. "Um evento como esse só é possível quando feito a muitas mãos, cabeças e esforço coletivo". O diretor também lembrou das atividades pré-evento, que durante toda a semana promoveu palestras online com temáticas voltadas ao empreendedorismo, rumos da arquitetura e design depois da pandemia, startups, entre outros.
O diretor de Inovação da parceira Sispro e um dos organizadores do evento, Fernando Batistella, ficou a cargo de explicar as funcionalidades das plataformas virtuais Google Classroom e Ideabox, onde as atividades devem ser desenvolvidas.
Batistella destacou que todos os participantes receberão um e-mail com um convite para criar o seu login na ferramenta Ideabox. "A Ideabox funciona como uma rede social especialmente criada para processos criativos de Ideação. Lá, você poderá postar ideias, curtir, seguir e contribuir com os demais participantes."
Para saber mais sobre as categorias da maratona e se inscrever, clique aqui.
Ideathon Kids
Também na tarde de terça-feira, às 15h, foi oficialmente iniciada a maratona Ideathon Kids, destinada ao público infanto-juvenil. As inscrições também seguem abertas até o dia 4. Já são cerca de 180 participantes inscritos, divididos em 26 equipes.
Márcio Machado e Letícia Grigoletto realizaram a transmissão da live de abertura, também acompanhada por tradução em Libras. Durante o vídeo, Machado frisou a importância da comunicação entre os participantes e o quanto isso contribui para o surgimento de ideias criativas. "O nosso propósito é unir pessoas que queiram melhorar a qualidade de vida da população frente ao novo Coronavírus, utilizando a criatividade e imaginação."
O Ideathon Kids funcionará seguindo três importantes passos: em um primeiro momento, os competidores devem estudar e definir um problema ou desafio. Após, gerar ideias e, em conjunto, selecionar a melhor. Por fim, as equipes finalmente poderão colocar a mão na massa para produzir o conteúdo final. Por ordem, todas as equipes devem conter dois adultos supervisores.
Emily Ebert
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas