O aumento da demanda por produtos de higiene pessoal diante da crise gerada pelo novo Coronavírus fez com que muitos locais ficassem sem itens como máscaras, luvas e, principalmente, álcool em gel. Visando suprir sua necessidade interna e não sobrecarregar fornecedores da região, a Ulbra decidiu produzir, desde o dia 3 de abril, nos seus laboratórios, o higienizador para as mãos.
A ideia partiu da coordenação dos cursos de Engenharia Química e Química Industrial representados pelos professores Luis Sidnei Machado e Emerson Prochnow. Em seguida, o curso de Farmácia também demonstrou interesse em participar da iniciativa. "A ideia surgiu pela demanda dos produtos e por entendermos que era papel dos nossos cursos, pois temos conhecimento e capacidade técnica para produzir", destaca o professor Emerson Prochnow, que tem acompanhando de perto as atividades.
Atualmente, quatro professores e seis alunos compõem a equipe. Segundo o docente, com a adesão do grupo de Farmácia, expande-se a perspectiva de produção. "Estamos produzindo uma média de 100 a 120kg de álcool em gel 70% por dia. Estamos estudando a possibilidade de expandir a produção para doar à comunidade e estamos conversando com a direção para isso. Obtivemos o aval da vigilância sanitária de Canoas e temos esse interesse", expressa Prochnow. Ele também adianta que há duas empresas interessadas em fornecer a matéria-prima necessária para dar seguimento à produção.
Papel extensionista e participação voluntária
O professor Emerson Prochnow também aproveitou para reforçar a importância da mobilização dos acadêmicos e dos docentes nesse momento. "É indiscutível a relevância dessa participação, principalmente no contexto atual. É uma iniciativa que reforça o papel extensionista da Instituição, aproveitando os recursos humanos que temos disponíveis", observou Prochnow, que ainda ressaltou que todos os alunos dos cursos envolvidos estão participando de forma voluntária. "Precisamos fazer um agradecimento especial a todos eles, e também aos professores Maurício de Almeida Schimitt e Lidiane dos Santos, que se uniram a nós", finalizou.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS