A tecnologia tem se tornado uma das maiores aliadas da população neste período de isolamento social devido às restrições impostas pelo novo Coronavírus. A cada dia que passa, mais aplicativos e softwares vão sendo lançados ou, os que já existiam, aumentam seus usuários. Duas startups incubadas na Ulbratech seguiram pelo mesmo caminho e disponibilizaram serviços interessantes para quem deseja ter informação ou facilitar a sua rotina.
Luis Ricardo Oliveira, sócio e líder técnico da ACID Tecnologia, foi uma das pessoas que se sensibilizou com a situação. Após ler uma postagem de Joel Kallmann, diretor sênior de desenvolvimento de software da Oracle, ele decidiu fazer uma ferramenta que mapeia a progressão da COVID-19 mundialmente. "Na época, não existiam muitas aplicações que fizessem isso", lembra Luis Ricardo, que se sentiu incentivado pelo dirigente da multinacional de tecnologia e informática e não hesitou em criar o COVID-19 Tracker.
Já o sócio-diretor da Clínica Total, Dainler Melo, utiliza a telemedicina para ajudar médicos e pacientes a se encontrarem virtualmente, sem a necessidade de consultas físicas. "Era um projeto que estava em standby, mas, devido à situação atual, nós acabamos priorizando e, ao fim de duas semanas de muito trabalho, lançamos o recurso na nossa plataforma", conta o profissional, que fundou a empresa com o intuito de suprir uma demanda das clínicas médicas e odontológicas da região e, atualmente, possui mais de 150 clientes em nove estados e até mesmo em Portugal.
Funcionalidades das ferramentas desenvolvidas
No caso da ACID, a ferramenta busca os dados disponíveis em uma série de fontes oficiais, como universidades e secretarias de governo. "Mostramos a propagação do vírus, utilizando dashboards, mapas e outros recursos", resume o sócio da empresa, que está completando 10 anos no mercado. Segundo ele, a ferramenta teve uma repercussão tão positiva que diversas pessoas já entraram em contato para solicitar o código-fonte para desenvolver em seus países. "Também pedem novas funcionalidades, como exportar os dados e realizar cálculos", se anima o desenvolvedor, que ainda teve sua ferramenta listada como referência de aplicativos ligados à COVID-19 pelo portal apex.world.
Já o aplicativo da Clínica Total possibilita que o profissional da saúde agende um teleatendimento em seu sistema. "Ao fazer isso o sistema envia automaticamente um SMS com os dados e o link da consulta para o celular do paciente. No dia e hora marcados, o sistema abre a sala virtual para a videoconferência e a consulta pode ser iniciada, com contato visual entre o médico e o paciente", explica Dainler, que ainda ressalta a parceria bem-sucedida com a Memed, facilitando a prescrição de medicamentos na plataforma por meio de assinatura digital no receituário. "Tudo isso é enviado diretamente para o smartphone do paciente", completa.
Posicionamento das empresas frente à pandemia
Para o dirigente da ACID, Luis Ricardo, "apesar de tudo, na área de tecnologia e saúde, teremos uma mudança positiva, pois muitas pessoas de diversas áreas estão colaborando e criando recursos e tecnologias nunca vistos ou pensados antes". De acordo com ele, as perdas imediatas serão compensadas no futuro. "Teremos um legado interessante", opina o profissional, que também revela que o home office já era prática comum na empresa e que a orientação é apoiar todos os colaboradores e fazer com que as pessoas mantenham o isolamento social.
Dainler, da Clínica Total, reforça que, neste momento, a empresa está "empenhada em agregar cada vez mais recursos ao sistema, proporcionando comodidade aos profissionais da saúde e fazendo com que a COVID-19 tenha o menor impacto possível em suas atividades".
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS