Mobilizar pessoas em busca de alternativas criativas e inovadoras para melhorar a qualidade de vida da população em meio à pandemia do novo Coronavírus. É com essa intenção que a Ulbra, com o apoio da Rede Ulbra de Inovação (Ulbratech), lança o Ideathon COVID-19, uma maratona online para geração de ideias. As inscrições gratuitas das equipes podem ser realizadas entre os dias 10 e 20 de abril nas categorias Gestão e Marketing, Arquitetura e Design, Saúde e Bem-estar e Educação para integrantes a partir dos 15 anos de idade.
Na categoria de Gestão, por exemplo, podem ser pensadas em iniciativas de presença digital e gestão de crise, na de Arquitetura, o compartilhamento de espaços residenciais em home office, na de Saúde, práticas ou serviços para prevenção, e na de Educação, serviços ou práticas pedagógicas para ensino a distância.
De acordo com o diretor de Inovação da Ulbratech, Márcio Machado, a intenção é unir virtualmente as pessoas por um propósito: ajudar a sociedade a lidar melhor com esse momento. "Temos visto nas redes sociais muitas ideias interessantes e a intenção é gerar uma provocação para a criação de ações conjuntas que possam impactar positivamente a vida das pessoas", destacou.
Quatro semanas de atividades
A programação inicia no dia 27 de abril. Serão quatro semanas de atividades, que incluem mapeamento e definição do problema a ser resolvido, geração de ideias, modelagem das propostas como um negócio e prototipação e teste das ideias, com validação e apresentação para os jurados. Cada equipe poderá ter de dois a seis participantes e contar com a mentoria de profissionais com conhecimento e experiência que irão auxiliar os grupos no planejamento e execução das tarefas. Os projetos serão avaliados por uma banca de jurados respeitando os critérios de criatividade e inovação, impacto e economicidade.
Maratona terá versão Kids
Além do Ideathon COVID-19 para jovens com idade a partir dos 15 anos, a maratona também se destina ao público infanto-juvenil. No Ideathon COVID-19 Kids são aceitas inscrições em quatro categorias: de participantes com idade de 3 a 5 anos, 6 a 8 anos, 9 a 12 anos e 13 a 15 anos de idade. Todas as equipes devem ter a presença de dois adultos. Na versão kids as categorias são Games, Vídeos, Histórias Digitais e Tema Livre. "A ideia é dar protagonismo às crianças para que utilizem esse tempo que estão em casa, convivendo com essa problemática, na criação de boas ideias. Pode ser um momento lúdico de aproximação entre pais e filhos, professores e alunos", completou Machado.
Para inscrever a sua equipe e obter mais informações sobre cada categoria, clique aqui.
O projeto ainda conta com o apoio da Geração Via, Sispro, E-duca.digital e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Marla Cardoso
Jornalista Mtb 13.219