Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, as aulas presenciais na Universidade Luterana do Brasil seguem sendo realizadas online através da plataforma Aula. O que muda é a distância, não estar lado a lado com colegas e professores, mas o distanciamento reforça ainda mais a habilidade do aluno autogerir seu conhecimento.
Os docentes se organizaram para ministrar suas aulas via videoconferência, com participação e transmissão ao vivo, além da utilização de outras metodologias que vêm sendo adotadas pela Ulbra desde 2018 , quando iniciou a implantação do novo modelo de aprendizagem e a plataforma Google for Education.
Esse modelo de aprendizagem que foi sendo implantado desde então e já está concluído, visa o envolvimento de todos: o professor, sendo um mediador capacitado e instruído para estimular a discussão construtiva tanto dentro como fora da sala de aula, e o aluno, sendo o autogestor da sua aprendizagem. Nesse modelo, o aluno tem um papel importante que segue a lógica de uma aprendizagem significativa.
Os docentes vêm recebendo treinamento assíduo para uma melhor utilização das plataformas digitais, como ferramentas do Google e o próprio Ambiente Virtual de Aprendizagem Aula da Ulbra. Desenvolvendo suas capacidades, os ministrantes reúnem-se em salas virtuais para cada disciplina e recebem os alunos remotamente para iniciar as discussões.
Docente realiza aula virtual com total interação e proximidade com os alunos
Professora do curso de Administração da Ulbra Cachoeira do Sul, Adriana Porto ministrou na quarta-feira, 25, a disciplina de Orientação para o TCC I. Ela conta que já tinha familiaridade com a plataforma Aula e a utilizava principalmente para postagem de materiais e realização de atividades semipresenciais. O desafio, para Adriana, estava no desenvolvimento de uma aula ao vivo e virtual, com total interação e proximidade com os alunos.
A administradora aponta que a disciplina funcionou muito bem. "Definimos os procedimentos, o material foi compartilhado e a transmissão foi gravada e disponibilizada posteriormente para os alunos. "Adriana ressaltou que a recepção dos acadêmicos foi ótima".
Compartilhando da fala da docente, a aluna de Administração e participante da disciplina, Cíntia Jungblut, destacou a sua satisfação com a forma de aprendizagem adotada pela Universidade e reforçado neste momento de pandemia. "Aprender por meio virtual é um desafio, mas está sendo incrível. Utilizar essas ferramentas nos possibilita, principalmente, interagir em tempo real com os colegas e debater os assuntos."
A importância das plataformas digitais no andamento do semestre
Ministrando a disciplina de Ética e Estética da Comunicação, o docente Cláudio Schubert também destacou a importância da interação ao vivo entre aluno e professor. "O aluno tem chance de perguntar e ser respondido naquele mesmo momento."
Schubert relembrou que os encontros virtuais não restringem-se aos cursos de graduação. Como docente, já ministrou, além das aulas de graduação, duas orientações de mestrado e participou de uma reunião remota de professores. O professor avalia positivamente a sua experiência.
Com o curso de Medicina, não poderia ser diferente. O coordenador e docente Marcelo Guerra, que ministrou virtualmente a disciplina de Anatomia Humana e Ortopedia, destacou que o papel das plataformas digitais neste momento de isolamento é fundamental, tanto para manter o funcionamento das atividades acadêmicas quanto para não prejudicar o andamento do semestre. "O feedback que recebo dos alunos é excelente. De minha parte, penso que as ferramentas que a Ulbra está proporcionando são muito eficazes".
Alunos avaliam suas experiências
A acadêmica de Psicologia, Graziele da Silva, que participou da disciplina Processos Educativos da Aprendizagem de forma remota destaca que tem encontrado dificuldades pessoais de concentração. "Em casa, me disperso mais com outras coisas e acabo procrastinando as atividades. Porém, isso é uma questão adaptável de hábito."
Para Graziele, a atenção especial que os docentes têm dado aos acadêmicos neste momento vem sendo fundamental para superar as barreiras. No cenário atual, apontou que a medida adotada pela Universidade em transferir as aulas para ambientes virtuais foi muito importante, visto que, desta forma, os alunos não serão prejudicados quanto ao decorrer do semestre e podem manter-se protegidos em suas residências.
Alunos como Tiago da Silva Mendes encontram na organização de horários um aliado para a concentração. Acadêmico de Jornalismo, Mendes destaca a sua experiência proveitosa, principalmente por superar a dificuldade da distância através da presença virtual do professor. "Isso alterou a minha rotina de estudos. Neste momento, estou buscando horários, em casa, onde eu tenha o maior silêncio possível", recomendou.
Emily Ebert
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas