Em meio à quarentena que os brasileiros se obrigaram a fazer para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus, o prazo final para entrega da declaração do imposto de renda foi prorrogado pela Receita Federal para 30 de junho. Mesmo com a ampliação do prazo, os declarantes poderão arranjar alternativas para driblar possíveis dificuldades para a declaração.
É possível, por exemplo, solicitar documentos por meio de canais online. "É possível solicitar esses documentos por e-mail ou autoatendimento dos órgãos responsáveis. Os demonstrativos de rendimento podem ser solicitados também por e-mail para as empresas. Extratos bancários, de aplicações financeiras e despesas com planos de saúde podem ser facilmente obtidos por aplicativos ou sites das instituições", garante o coordenador do curso de Ciências Contábeis da Ulbra Canoas, Williams Meirelles.
O professor ainda ressalta que, mesmo não conseguindo reunir todos os documentos necessários, o contribuinte deve enviar a declaração antes do prazo final. "É importante que não atrase, pois estará sujeito à multa, que pode variar de R$ 165,74 a 20% do imposto devido, mais juros", alerta Meirelles. De acordo com ele, vale mais a pena retificar posteriormente as informações do que pagar o valor da multa.
O docente ainda faz um apelo para aqueles que buscam evitar problemas na hora de declarar o imposto de renda: "procurem quem entende do assunto: o profissional de Contabilidade".
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS