Em meio à quarentena devido ao novo coronavírus, é preciso adaptar a forma como interagimos com o mundo e seguir com as atividades de maneira adaptada. Foi com isso em mente que a coordenadora do projeto de extensão Ulbra na Terceira Idade (Ulbrati), Lidiane Requia Alli Feldmann, teve a ideia de produzir material para o grupo Notícias da Ulbrati, do Facebook. A ideia, que já vem sendo implementada desde a sexta-feira, 20, é produzir vídeos semanais com dicas de saúde e exercícios para manter a disposição durante o isolamento.
Para Lidiane, essa é uma forma das integrantes do Ulbrati se manterem conectadas. "Instigo a interagirem com comentários. Os que participaram, relataram o que fizeram em casa e que estão esperançosos para a volta das atividades presenciais", destaca. Nita Correa, uma das canoenses que integra o grupo, achou uma "iniciativa ótima", assim como a colega Olidia Oliveira, que integra o grupo há quase 20 anos e é uma das administradoras da página Notícias da Ulbrati, junto à Lidiane. "As mensagens que recebemos nos transmitiram conforto, como sempre, e sentimos o afeto dela. Nessas horas difíceis, nós precisamos de todo carinho possível. Quanto à parte prática, cada um está fazendo os exercícios dentro dos seus limites. Amanhã será um novo dia", comenta Olidia.
Sobre o Ulbrati
O Ulbra na Terceira Idade (Ulbrati) é um projeto de Extensão comunitária que foi criado pelo curso de Educação Física da Ulbra, em 1993. O grupo, vinculado à Coordenação de Educação Continuada (Educon) do campus Canoas, tem como objetivo promover a saúde de pessoas idosas através de atividades físicas e culturais.
Thierre Cósta
Estagiário de Jornalismo da Ulbra Canoas