O isolamento social forçado pelo crescimento do número de casos do novo Coronavírus fez com que muitos empreendimentos tivessem que reduzir seus trabalhos ou até mesmo fechar temporariamente. Esse cenário de incertezas tem causado apreensão, principalmente nos micro e pequenos empresários.
Para tranquilizar e apresentar alternativas para essas pessoas, sejam elas autônomas ou empreendedoras, o gerente de inovação da Ulbratech e professor do curso de Administração da Ulbra, Alexandre Ströher, listou algumas dicas importantes para passar por esse momento turbulento.
Com experiência na gestão e formulação de novos negócios, o docente destacou que, mesmo em meio à crise, é possível encontrar oportunidades de melhorias para sair fortalecido e em melhor posição do que se encontrava antes de ela começar.
Confira as dicas do professor Alexandre Ströher:
1. Não se desesperar:
"É algo que acontece e é inerente às decisões do empreendedor. Mas o que está em jogo é a vida das pessoas e, em primeiro lugar, nós precisamos preservar as nossas vidas para depois voltarmos a trabalhar. Portanto, já se encontrando nesta situação, é preciso se realinhar e pensar em outras estratégias."
2. Se reorganizar:
"Diante dessa quarentena é possível parar para repensar a gestão do negócio. Colocar no papel e rever o planejamento do empreendimento, as rotinas e os processos operacionais. Essa redefinição pode ajudar muito nesse período que estamos passando. Dentro desse planejamento, ele também pode definir prioridades e como reduzir custos."
3. Tomar decisões mais rápidas:
"Não pode se prolongar muito. Não tomando uma decisão hoje, de imediato, apesar desse cenário ser incerto, pode ser grave para o negócio."
4. Ser criativo:
"Nos momentos de crise, quando nos sentimos pressionados, é que geralmente nos forçamos a buscar outras alternativas, outras soluções para aquele problema ou para aquela demanda. A criatividade não parte só de um conhecimento específico ou de um dom, ela pode ser construída de forma conjunta. Por que não chamar sua equipe, seus funcionários e perguntar como a sua empresa pode melhorar? Até porque é interesse de todos que aquele negócio tenha sucesso. Então, daqui a pouco, aquela pessoa que nunca participou das reuniões pode trazer uma alternativa para algum projeto ou melhoria."
5. Usar sua rede de contatos:
"Principalmente para os autônomos, as redes de contatos são fundamentais. Seus amigos e seus relacionamentos profissionais podem ajudar a repensar esse negócio com dicas e alternativas ou trazer outras experiências. Esse medo de perguntar, de se expor, não pode se sobrepor à necessidade de novas alternativas, pois ter opiniões de fora pode trazer muitas contribuições para o negócio. Uma das principais palavras é colaboração."
6. Usar a tecnologia ao seu favor:
"A tecnologia tem sido muito importante para manter as pessoas conectadas. É a oportunidade de começar a ofertar um serviço em delivery ou usar uma ferramenta específica para se comunicar com os clientes. Ou seja, daqui a pouco, uma empresa que não utiliza essa tecnologia pode acabar fazendo disso uma boa alternativa. Em algumas academias, por exemplo, o professor tem filmado os exercícios e enviado para os seus alunos praticarem em casa. É uma mudança de hábito que vai ter impactos futuramente."
7. Negociar dívidas:
"É o momento de sentar e discutir dívidas. Todos estão cientes do problema e de que isso pode piorar com essa desaceleração do mercado".
8. Aproveitar para se qualificar:
"As pessoas não estão podendo participar de atividade presenciais, mas existem muitas ferramentas online para que o empreendedor e os seus funcionários possam aproveitar esse momento para se qualificar. Há vários cursos que vão desde a redefinição de negócios até a gestão financeira. Por mais que o empreendedor já tenha conhecimento nessas áreas, alguma fala ou alguma leitura pode trazer insights importantes para ele se reinventar nesse momento. Ele pode ver outros modelos de negócios, outras ferramentas, outras formas de colaboração."
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS