Em meio à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), as empresas estão arranjando soluções para não pararem totalmente os seus trabalhos. No parque tecnológico da Ulbratech não é diferente. As startups incubadas no local estão tomando medidas de prevenção, por meio de divulgações internas, higienização e até mesmo liberando seus colaboradores para trabalharem de casa, o famoso home office.
Alexandre Ströher, gerente da incubadora, destaca que todas as ações preventivas estão sendo acompanhadas pelos gestores da Ulbratech. "Estamos em contato direto com os empresários, tirando dúvidas e verificando as medidas que estão sendo tomadas por eles", garantiu. Segundo Ströher, cada empresa tem autonomia para definir a melhor estratégia para o momento. "O prédio está funcionando normalmente, não limitamos horários. Cada empresa, com acompanhamento da Ulbratech, está fazendo as orientações que julgam ser necessárias", explicou.
De acordo com o gestor, essa tranquilidade se deve à responsabilidade demonstrada pelas startups do parque tecnológico. "Elas estão bem flexíveis, sensibilizadas com a situação. Só estão trabalhando as pessoas que atuam no suporte e que não apresentam risco ou sintoma, mas em qualquer eventualidade poderão ser liberadas", ressaltou.
A importância do acompanhamento
Visando que se priorize a saúde das pessoas que trabalham diariamente no parque tecnológico, o gerente destaca o papel fundamental da Ulbratech no dia a dia e no acompanhamento das medidas tomadas. "Nosso compromisso, neste momento, é de sensibilizar e informar o empresário. Caso alguém não esteja liberando ou realizando alguma ação preventiva, cabe à incubadora se aproximar e alertá-lo sobre os riscos. No entanto, não é o caso, pois todo mundo está bem consciente da necessidade de conter esse vírus", observou.
Os impactos do novo Coronavírus
Ao falar sobre o que deve ser afetado no segmento de novas tecnologias, Ströher considera que ainda é necessário aguardar as próximas semanas para ter a real dimensão da pandemia no país. "Vai impactar, com certeza, mas vai depender muito do prazo e da extensão. O trabalho home office não é um problema. O que atrapalha são os possíveis cancelamentos, falta de projeção e expectativa de investimento que pode vir a afetar não só nossas empresas, mas todo o mercado. Todos esses cenários só vamos poder ver mais para frente. Por enquanto, estamos na fase de reorganização do trabalho, dos métodos de convivência", constatou o gerente da incubadora.
Confira algumas medidas tomadas por empresas incubadas na Ulbratech
Creare: está em home office com alguns funcionários, realizando divulgação interna de prevenção e mantendo o local arejado e higienizado, fornecendo álcool gel e líquido para limpeza dos celulares.
Aeromóvel: aumentou a higienização interna da sala, fazendo home office com alguns funcionários e orientando para quem tem parentes sintomáticos a não irem trabalhar.
Egsys: está com atendimento remoto e com campanha interna de prevenção.
Kbase: tem agenda interna para enviar instruções de prevenção e com trabalho em home office para grupos de risco e sintomáticos. Também estão distribuindo álcool gel para cada funcionário.
Perseus: está com a metade dos funcionários em home office, aumentou a limpeza e está mantendo os ambientes arejados.
ACID, Clínica Total e All4Conn: estão trabalhando com parte da equipe em home office.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS