A cerimônia de inauguração da nova sede do Instituto de Línguas da ULBRA (ILULBRA) no campus da Universidade em Canoas, ocorreu na noite de terça-feira, 19.08, no saguão do prédio 1. Com o desenlace da fita, o pró-reitor adjunto de Extensão e Assuntos Comunitários, Valter Kuchenbecker, o diretor do campus, Erivaldo Diniz de Brito e o coordenador do setor, Fabiano Silveira, protagonizaram o ato oficial e simbólico que determinou a abertura das novas instalações.
Em sua explanação Valter Kuchenbecker parabenizou a todos que estiveram envolvidos no esforço coletivo para a criação do espaço do ILULBRA. "Considero esse um momento histórico, que é aguardado com muita ansiedade", ressaltou. Kuchenbecker ainda destacou que ao disseminar o aprendizado de línguas estrangeiras, o Instituto cumpre um dos papéis dentro do planejamento estratégico da Instituição que é reforçar a identidade luterana. Já Erivaldo observou que mais uma vez a ULBRA vem demonstrando seu compromisso com um ensino de qualidade. "Esse Instituto é mais um instrumento para podermos ampliar o conhecimento, tanto para nossos alunos como para a comunidade", afirmou. Fabiano fez questão de destacar que o momento era de grande satisfação e que a sede era fruto do esforço coletivo de diversos setores da Universidade. "Espero que o espaço represente o ponto de partida para realizações pessoais e profissionais. Sempre procuramos proporcionar enriquecimento cultural aos nossos alunos", assegurou.
Após a cerimônia, teve início o 1st. ILULBRA Learning Festival, que promoveu atividades com o foco no aprendizado de vocabulário da língua inglesa. O professor Fabiano Silveira ofereceu orientações de como estudar inglês de modo que facilite o aprendizado do idioma. As professoras do Instituto Evelin Souza e Márcia Helena Freitas também participaram. Evelin falou sobre como adquirir vocabulário na língua inglesa, tanto no segmento esportivo, como para as atividades do dia a dia. Já sua colega Márcia realizou atividades ligadas ao teatro e à música. Por fim, o egresso do curso de Artes Visuais da Universidade, Eduardo Ayres Soares, explanou sobre sua experiência no exterior. Quando era aluno da Instituição, Eduardo integrou o programa Ciência Sem Fronteiras e estudou produção cinematográfica na New York University, EUA, em período que compreendeu os anos de 2012 e 2013. O convidado falou sobre sua vida acadêmica, mostrou fotos de seu intercâmbio no exterior, além de abordar aspectos ligados à cultura norte-americana e as vantagens de estudar no estrangeiro.
Além de coordenadores e alunos da Universidade, também compareceram ao evento o pró-reitor de Planejamento e Administração, Romeu Forneck; o pró-reitor Acadêmico, Ricardo Willy Rieth; e o pró-reitor Adjunto de Ensino Presencial, Pedro Antonio González Hernández. ?