Despertar os estudantes para aprender um novo idioma motivou mais uma edição do Café com Idiomas, na manhã desta quinta-feira, 5. Realizado no restaurante Fresco Tempero, no prédio 6, o bate-papo foi organizado pelo Instituto de Línguas da Ulbra (Ilulbra), em parceria com o setor de Relações Internacionais (RI) da Universidade. A reunião contou com a participação dos alunos de Enfermagem e Fonoaudiologia, que falaram um pouco sobre as suas experiências com o inglês.
Viviane Schwalemberg Griepe, colaboradora do RI, frisou sobre a importância de conhecer um novo idioma, independentemente de onde for. "Esses encontros possibilitam que os estudantes testem seu conhecimento em outra língua a partir de uma conversa informal", disse, frisando que, além de estudar, o mais importante para a fluência é exercitar.
Durante a atividade, os acadêmicos distribuíram textos em inglês e português, com um caso falando sobre os primeiros sintomas do AVC e como proceder durante esse processo. Viviane ressaltou que a intenção é misturar os idiomas, para que todos entendam o que está sendo dito, pois nem todos conhecem o inglês. "É importante que todos compreendam o que está sendo apresentado, pois isso que os fará ter interesse em aperfeiçoar seu vocabulário estudando outra fala", destacou a profissional.
A aluna Gabriela Hamed mencionou a relevância do inglês na vida acadêmica. "O inglês é fundamental para seguirmos com os estudos, pois até mesmo os artigos científicos costumam ser nesse idioma, portanto é um diferencial que facilita muito na hora da leitura de uma produção da nossa área", salientou a estudante do 7º semestre de Fonoaudiologia.
Caroline Soares
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas