Imagine 40 pessoas, divididas em cinco grupos, percorrendo diversas dependências de uma casa e recolhendo pistas para desvendar um crime e descobrir quem é o assassino. Apesar de fictícia, a ação de caráter lúdico aconteceu na noite de quinta-feira, 8 de junho, no térreo do prédio da Ulbratech, no campus Canoas. A atividade constituiu-se na 6ª edição do Ilulbra Learning Festival, promovida e organizada pelo Instituto de Línguas da Ulbra (Ilulbra).
Um grande jogo de mistérios envolvendo assassinatos foi o tema do evento que reuniu em torno de 40 participantes que comunicaram-se todo o tempo na língua inglesa. Os participantes receberam orientações da equipe de organizadores do Ilulbra, para percorrerem os vários compartimentos da casa fictícia e conseguirem descobrir as informações e pistas necessárias à elucidação do assassinato. "Independentemente de qual grupo conseguiu resolver o caso primeiro, o grande propósito da atividade lúdica foi estimular a prática da língua inglesa por parte de todos que participaram de mais uma edição do Ilulbra Learning Festival", argumentou o coordenador do Instituto, professor Fabiano Silveira. "Estou no nível 6 do curso de inglês do Ilulbra e considero a atividade excelente, pois me possibilitou exercitar os conteúdos que aprendo em sala de aula", destacou Gabriel Ratund, que também é estudante do curso de Admnistração da Instituição.
Nesta edição, três alunos do Ilulbra, Gabriel Ratund, Pedro Radtund e Caroline de Freitas, participaram da atividade junto aos professores, como organizadores. O evento reuniu não só estudantes do Ilulbra, mas também discentes do curso de Letras, de outras graduações, além de pessoas da comunidade acadêmica.
André Bresolin
Jornalista - Mtb 18.183