Bread, tomato, onion, hamburguer, lettuce and Bacon. Não! Esta não é uma receita culinária. Mas estes foram alguns dos ingredientes do Ilulbra Master Chef, atividade do 4th Ilulbra Learning Festival que integrou gastronomia e o estudo da língua inglesa, no melhor estilo Master Chef. O evento aconteceu na noite da quinta-feira, 3 de junho, e reuniu não só alunos do Ilulbra, mas também estudantes de cursos como Letras e Secretariado Executivo, além de pessoas da comunidade no campus Canoas.
Na aula diferenciada, os alunos distribuídos em equipes tiveram que preparar em uma hora hambúrgueres utilizando ingredientes que foram selecionados pelos chefs (professores do Ilulbra) e estavam dentro de caixas surpresa. Durante o preparo, a comunicação das equipes deveria acontecer somente na língua inglesa, como forma de exercitar a pronúncia.
Como todo programa de culinária que se preze, não faltaram as pitadas dos chefes profissionais, tanto na execução do prato, como na pronúncia correta dos ingredientes. Após o preparo, cada equipe fez a apresentação do seu prato, que passou pela avaliação dos jurados e pela degustação dos demais colegas.
A relação com a língua inglesa também envolveu o nome dos professores. Um exemplo foi o da professora Larissa Martinbianca, que na atividade era a apresentadora, e teve seu nome adaptado para Ana Paula Standart, uma brincadeira com o nome da apresentadora do Master Chef Brasil, Ana Paula Padrão.
O coordenador do Ilulbra, Fabiano Silveira, explica que a ideia de realizar aulas que envolvam culinária surgiu dos próprios alunos. "Porém eles não imaginavam que faríamos este formato tão parecido com o programa de TV, muito menos que faríamos eles colocar a mão na massa", falou o professor. Para ele, este tipo de atividade, mais lúdica e descontraída, sempre tem ótimos resultados.
Laira Souza
Jornalista - Mtb.11.610