O EMAU é um projeto conceituado e fomentado pela Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (FeNEA). Visa à melhoria da educação e da formação profissional através da vivência social e da experiência teórico-prática como um todo.
É de livre participação a todos os estudantes de arquitetura e urbanismo e outros interessados, sendo um espaço de debate e produção aberto a toda a sociedade.
O escritório tem a ideia do trabalho em grupo para melhor entender as complexas relações humanas como também o exercício de multidisciplinaridade na tentativa de estimular a mobilização da comunidade e de outras áreas do conhecimento que contribuam para a melhoria da qualidade de vida dessa comunidade.
O EMAU direciona a sua atividade para a parcela da população que não possui ou não acredita poder ter acesso ao trabalho de um arquiteto, mas que seja minimamente organizada para que o escritório não acabe atendendo a um número reduzido de pessoas.
Segue os 4 postulados da Unesco e da União Internacional de Arquitetos para a educação em Arquitetura e Urbanismo, que são:
Andar: 1º Piso - Bloco: A - Sala: 103