Trocando Ideias
Convidados debatem a temática com os alunos no evento
A democratização dos meios de comunicação em debate
A democratização dos meios de comunicação foi a temática do ciclo de debates Trocando Ideias, que aconteceu na noite de terça-feira, 20.05, na ULBRA Canoas. O evento foi organizado pelo curso de Comunicação Social da Universidade e teve o apoio da União Nacional dos Estudantes (UNE).
Para debater sobre o tema foram convidados o jornalista André Machado e o primeiro-secretário do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SINDJORS), jornalista Ludwig Larré. O coordenador do curso de Jornalismo da Instituição, Deivison Campos, mediou o encontro.
Os convidados destacaram que a democratização dos meios de comunicação é um tema que extrapola a área do jornalismo, pois está relacionado com a ampla participação da sociedade civil. A temática faz-se necessária, pois movimentos sociais e outras organizações da sociedade civil intensificaram a pressão para que a comunicação seja tomada como um direito humano. Por outro lado, Machado e Larré falaram do marco regulatório da comunicação e também da concentração da informação no Brasil, que é proveniente do controle da comunicação feito por conglomerados, dominados por algumas famílias. "Devemos debater a reforma da mídia ou queremos fazer a reforma da mídia?", foi um dos questionamentos feitos por Machado.
Os debatedores também chamaram a atenção para a força do impacto da internet e o barateamento das tecnologias que acabaram por multiplicar os produtores de comunicação. "Na minha opinião, democratizar é garantir a fala do outro", salientou Larré. Machado mostrou-se otimista quanto ao assunto abordado. "Acredito na democratização dos meios de comunicação, pois acredito na democratização da sociedade", afirmou.
Após a explanação inicial, os estudantes de Comunicação Social puderam interagir com os convidados. O papel do jornalista no século XXI, a liberdade de imprensa e as novas mídias também integraram as temáticas abordadas. "Temos que saber separar o que é opinião e o que é jornalismo. Ao jornalista cabe a mediação de todos os discursos", foi umas das considerações feitas por Larré para os alunos. De forma pedagógica, Machado também fez uma afirmação importante: "fazer jornalismo é saber medir a dose certa das coisas".
Tags
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes