Cursos participam da I Semana da Consciência Negra de Colorado
Os cursos de Enfermagem e de Estética e Cosmética da ULBRA Carazinho participaram, no dia 20 de novembro, da I Semana da Consciência Negra, promovida pelo município de Colorado, terra de comunidade quilombola. O evento objetivou a mobilização e a conscientização social no sentido de discutir os diversos aspectos relacionados à presença do povo afro-brasileiro.
Nesse sentido, a ULBRA Carazinho, por meio de um trabalho conjunto com a Prefeitura Municipal de Colorado e suas Secretarias de Educação, Cultura e Desporto; Assistência Social; e Saúde e Meio Ambiente, e a Associação Afro-brasileira Coloradense, desenvolveu ações e atividades de estímulo ao desenvolvimento da cidadania, buscando a integração, o conhecimento, o respeito e a valorização da cultura negra, de modo a favorecer a formação de valores como a autoestima e os cuidados com a saúde.
Participaram do evento as acadêmicas do Curso de Enfermagem: Camila Coelho, Vanderléia Baroni, Micheli Dutra, Amanda Signor e Patrícia Thums, sob a supervisão da professora Enfermeira Juliana Marchiori Lara. Foi desenvolvida a prestação de serviços por meio de uma feira de saúde, na qual foram realizadas orientações sobre o autoexame das mamas e câncer de mama, diabetes mellitus e hipertensão arterial. Disponibilizou-se a aferição da pressão arterial e o teste de glicemia capilar.
Aproveitando a oportunidade e fazendo referência ao novembro Azul, foram trabalhados os cuidados com a saúde do homem, englobando os contextos: individual, coletivo e social, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.
O Curso de Estética disponibilizou a higienização de pele e explanações da importância de uma boa higienização cutânea e de proteção solar adequada. Participaram as acadêmicas Barbara Berwig, Jessica Linhares, Maria Loreni Grespan e Suélen Assumpção.
Os temas foram explorados e trabalhados no sentido de estimular hábitos de vida saudáveis e o despertar do compromisso de cada um com sua saúde. Foram realizados em torno de 90 atendimentos.
Atividades como esta oportunizam vivência e interação, desvelando o papel da Universidade de promover múltiplos olhares sociais e culturais, bem como, de comprometer-se com a comunidade regional.
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador
Últimas notícias
-
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos -
04
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Alunos de Medicina da Ulbra ensinam práticas saudáveis em escola