Acadêmicos de Engenharia de Produção realizam análise ergonômica em empresas
Através da disciplina de Estudos Ergonômicos II ofertada no curso de Engenharia de Produção da ULBRA Carazinho, acadêmicos implantaram uma metodologia, conhecida como Análise Ergonômica do Trabalho, nas empresas em que atuam.
A atividade consiste em um modelo metodológico que permite a empresa compreender as dificuldades encontradas em um determinado local e identificar os pontos que devem ser objeto de transformações.
Conforme a professora da disciplina, Ana Cláudia Gaicoski Pinto, uma definição da disciplina é que os acadêmicos ao finalizarem o semestre, estejam aptos a contribuir para o planejamento, projeto e avaliação de tarefas, postos de trabalho, produtos e ambientes para torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas.
"O trabalho foi realizado então a partir do conhecimento adquirido em sala de aula, para que os alunos pudessem concretizar isso na prática. Dessa forma, eles foram até as empresas e buscaram aplicar esse estudo, que foi um processo construtivo e participativo para a resolução de um problema diagnosticado nas empresas visitadas. Os acadêmicos buscaram conhecer as tarefas e atividades realizadas em cada posto de trabalho, objeto de estudo, e a partir da metodologia da Análise Ergonômica do Trabalho realizaram a modificação das situações de trabalho que não são compatíveis com as capacidades e necessidades psicofisiológicas dos trabalhadores", destacou a professora.
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador
Últimas notícias
-
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos -
04
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Alunos de Medicina da Ulbra ensinam práticas saudáveis em escola