10/07/2013 19:25
- ULBRA CARAZINHO
ULBRA Carazinho oferece curso inovador sobre o uso da internet e das redes sociais como ferramentas estratégicas no mundo dos negócios
A internet e as redes sociais estão alcançando uma dimensão sem precedentes no campo da comunicação e dos negócios. Nunca antes na história da humanidade o mundo esteve tão interligado. A web não só está se tornando o principal meio de informação das pessoas, como também o mais abrangente mecanismo de diversão e relacionamento e uma das mais eficientes ferramentas de divulgação e compra e venda de produtos e serviços.
O Brasil já tem mais de 80 milhões de usuários da internet, praticamente a metade de sua população. Desses, estima-se que 80% estão ligados às redes sociais, sobressaindo-se facebook, orkut, twitter, youtube, linkedin, entre outras ferramentas, que a cada dia conquistam mais seguidores.
Com seus 800 milhões de usuários, o facebook, se fosse um país, seria o terceiro mais populoso, ficando atrás apenas de China e Índia. Todos estão potencialmente conectados e uma mensagem impactante pode, da noite para o dia, ganhar dimensões gigantescas, atingindo pessoas de todo o planeta.
No Brasil, o facebook também é a rede social preferida. E, embora o país seja o quinto do mundo em termos de acesso à internet, é o que mais faz uso das redes sociais. O país é o campeão, por exemplo, em uso do twitter e o que mais publica vídeos no youtube, hoje a segunda maior ferramenta de buscas do mundo, ficando atrás apenas do Google.
Números como esses é que dão a dimensão do potencial da internet e das redes sociais para os negócios. A internet brasileira tem 30 milhões de e-consumidores, ou seja, pessoas que compram via online. O crescimento das transações pela internet foi na ordem de 2000% nos últimos 10 anos e a estimativa é de que o aumento desse percentual seja ainda mais rápido daqui pra frente, visto a adesão das pessoas à internet e a popularização dos negócios pela web.
As novas gerações demonstram cada vez mais intimidade com as ferramentas online, o que acentua também as transações comerciais. 50% da população mundial está abaixo dos 30 anos. Destes, apenas 20% costumam fazer uso de publicações impressas. A maioria absoluta está na internet, sendo que 96% dos internautas nessa faixa etária estão ligados às redes sociais.
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador
Últimas notícias
-
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos -
04
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Alunos de Medicina da Ulbra ensinam práticas saudáveis em escola