Acadêmicos de Direito da ULBRA acompanham seção da Câmara de Vereadores
Na segunda-feira (13), estudantes da disciplina de Direito Constitucional II foram convidados a assistir uma Seção Plenária da Câmara de Vereadores de Carazinho. A iniciativa surgiu do coordenador do curso de Direito da ULBRA Carazinho e professor da disciplina, Ronaldo Laux. Na ocasião os acadêmicos acompanharam a fala do vereador Gian Pedroso, acadêmico do curso de Direito da ULBRA. "Aqui aprovamos tudo o que é de bom para a comunidade e esse é o papel do vereador, criar projetos e votar leis", falou Pedroso, afirmando que faz parte de uma legislatura diferente. "Temos uma grande responsabilidade porque o que é pontual em Carazinho está sendo votado. De mãos dadas estamos procurando o melhor para Carazinho". Gian também destacou que os estudantes de Direito podem se tornar futuros políticos, não apenas juízes e advogados.
Thais Ramos, acadêmica do 4° semestre do curso de Direito na ULBRA, trabalha como estagiária de licitação na Prefeitura de Carazinho e pretende participar mais vezes das seções da Câmara de Vereadores. "A teoria que aprendemos em sala de aula facilita na visualização de todo o processo legislativo na prática", contou a aluna que acredita que a participação da comunidade é de extrema relevância para propor leis que beneficiam e solucionam os problemas da população. "Hoje pude observar que os assuntos tratados na câmara são aqueles que ouvimos da comunidade em busca de soluções".
Laux reconhece que o aluno, ao longo do curso de Direito, tem várias oportunidades, especialmente através dos estágios, de frequentar os espaços do poder judiciário. E o poder legislativo acaba, por sua vez, esquecido no currículo. "Como professor de Direito Constitucional, neste semestre lecionando o conteúdo de processo legislativo, nada mais apropriado do que trazer os alunos para aprender na prática. Na sessão de hoje os alunos puderam perceber um pouco das funções do poder legislativo que consistem em fiscalização financeira do executivo, controle político e elaboração de leis", apontou o coordenador do curso.
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador
Últimas notícias
-
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos -
04
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Alunos de Medicina da Ulbra ensinam práticas saudáveis em escola