Disciplina de férias aproxima acadêmicas no aprendizado
Alunas de Pedagogia da ULBRA Carazinho estão participando da disciplina de férias sobre Alfabetização e Letramento ministrada pela professora Rosa Maria Gomes Neuwald. Esta aula tem como objetivo construir ferramentas que possibilitem a compreensão do processo de alfabetização e letramento. A proposta da disciplina está alicerçada na certeza de que através da metodologia diferenciada do professor os alunos desenvolverão seu aprendizado com mais significado. "O ler e o escrever deve passar pela vivência de atividades prazerosas e não somente para decifrar códigos", explica a professora sobre a importância de se trabalhar nome, identidade e história de vida dos alunos.
Para Rita Maria Otoni (25), acadêmica da disciplina de férias, esta atividade intensiva foi muito mais produtiva do que comparada ao longo do semestre. "Durante esta semana, fiquei longe de minha filha de quatro anos, pois estou hospedada na casa de uma colega", conta. A dedicação em turno integral é um esforço muito bem recompensado, pois a acadêmica poderá folgar no dia da semana correspondente a esta disciplina durante o semestre. "As atividades práticas serão muito bem utilizadas com meus alunos, proporcionando melhor aprendizado do que apenas a cartilha e o caderno", complementa a aluna.
A professora da disciplina esclarece que a aula de férias se torna mais produtiva porque as acadêmicas se focam somente na aula, pois não estão lecionando neste período. Então a dedicação aos temas abordados é integral durante este período. "Elas se envolvem nas atividades através de uma proposta interdisciplinar, onde todas as áreas do conhecimento são articuladas, dentre as quais artes, culinária, psicomotricidade e novas tecnologias são as mais significativas", destaca Rosa.
Nesse período, as alunas tiveram a oportunidade de enriquecer o material pedagógico, através da confecção de uma sacola que é denominada Bagagem de Alfabetização e Letramento, onde todas as tarefas pedagógicas realizadas são postas nesta bagagem. Além disso, foi realizada a criação da boneca com a inicial do nome, utilizada para diversas atividades educativas, através de criação de histórias. Além do baile das letras, sílabas e palavras, a professora também destaca o trabalho com a utilização de diferentes tipos de textos, rótulos, receitas, cartazes, histórias e novas tecnologias através de jogos digitais. Durante a atividade com as receitas, as acadêmicas produziram biscoitos de chocolate no formato das letras do alfabeto que foram degustadas num delicioso café da manhã.
Rosa menciona que o aprendizado prático no período de férias através da disciplina intensiva, favorece também o contato entre a professora e as alunas, intensificando a afetividade, o que favorece a construção de novas aprendizagens.
Notícias relacionadas
-
14
JANNOVIDADE EM SALA DE AULA Rede de Escolas da Ulbra se adequa à nova lei de celulares -
14
JANRECONHECIMENTO Ulbra reafirma compromisso social ao receber selo de responsabilidade -
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas -
10
JANEnsino de excelência 2025 começa com novos cursos presenciais na Ulbra em todo o país
Últimas notícias
-
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas -
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal -
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos