Alunos da ULBRA participam da Feira da Saúde em Marau
No sábado (09), para marcar o dia mundial de combate ao câncer a ULBRA Carazinho participou da Feira da Saúde em Marau. O objetivo do evento, na praça central da cidade, foi de promover para a comunidade marauense ações e serviços gratuitos dentro do intuito da prevenção e promoção da saúde.
O Secretário da Saúde de Marau, Rui Carlos Gouvea, lembra que estas ações resultam na promoção da saúde através de atividades de cidadania, que são realizadas com um comprometimento de divulgar a saúde permanentemente. "As pessoas devem entender que não depende só da prefeitura, mas de cada cidadão, pois todos têm a obrigação de se cuidar", comenta. Gouvea acrescenta que na ocasião as pessoas puderam ver uma série de ações que envolvem a educação continuada e os cuidados com a alimentação, prevenção ao uso de drogas, orientações sobre atividades físicas e controle do peso.
A enfermagem da ULBRA Carazinho realizou exames de glicemia nos participantes.
A presença da ULBRA na feira veio a somar em uma série de atividades que envolveram os acadêmicos e professores dos cursos de Biomedicina, Enfermagem e Estética e Cosmética. Os acadêmicos de Enfermagem, juntamente com o coordenador do curso, Nédio Bedendo, e a professora de Enfermagem, Jeanice Fernandes, realizaram exames de glicemia, verificação da pressão arterial, avaliação de risco coronariano e orientações sobre a saúde do homem e da mulher. Os alunos do curso de Biomedicina da ULBRA Carazinho, acompanhados da coordenadora do curso, Elisa Siste, realizaram a tipagem sanguínea dos participantes.
Gabriela Favero (17), estudante do Colégio Gabriel Taborin, verificou o tipo sanguíneo na feira e conta que até então não sabia qual o seu tipo de sangue, e queria muito saber para poder doar sangue ao completar 18 anos.
O curso de Biomedicina verificou a tipagem sanguínea dos marauenses.
As acadêmicas de Estética e Cosmética da ULBRA atenderam a aproximadamente centenas pessoas durante todo o dia, procedendo primeiramente com a higienização da pele, a anamnese, e a aplicação de maquiagem, além de orientar sobre a importância da utilização diária do filtro solar.
As alunas do curso de Estética e Cosmética aplicaram maquiagens em visitantes da feira.
Lurdes Bordin Agustineto (68) é tia de uma aluna do curso de Estética e Cosmética e participou da feira a partir de um convite realizado por integrantes da Secretaria de Saúde que realizam mensalmente uma visita à sua casa para verificar a pressão arterial. As alunas do curso de Estética maquiaram Lurdes pela primeira vez na vida, e a alegria de se sentir cuidada e bela era visível, ela gostou muito do resultado em sua pele.
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador
Últimas notícias
-
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos -
04
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Alunos de Medicina da Ulbra ensinam práticas saudáveis em escola