ULBRA é a 138ª colocada no ranking Ibero-americano de Pesquisa
Dentre as 607 universidades avaliadas, a ULBRA está em 150º lugar no Ranking Ibero-americano, e em 89º no Ranking Latino-americano. Comparada apenas às instituições brasileiras, está em 38º lugar dentre as 109 citadas. Se a comparação for entre as universidades gaúchas, a ULBRA está em 5º lugar dentre as 13 listadas, com 582 artigos publicados.
O SIR Ranking Ibero-americano 2010 avalia a produção científica de 607 universidades, de 28 países, a partir de artigos científicos publicados entre 2003 e 2008 em cerca de 20 mil revistas científicas, identificadas em uma das maiores bases de dados científicos do mundo -- a Scopus, elaborada pela editora holandesa Elsevier. A ferramenta foi desenvolvida pelo grupo SCImago Institutions Rankings (SIR), que tem sede em Madri, Espanha. As universidades são avaliadas a partir dos seguintes indicadores: -- tamanho, medido pela quantidade de publicação de artigos científicos; -- capacidade de realizar pesquisas em colaboração com outros países; e -- qualidade, a partir da visibilidade e impacto da sua produção científica.
Quatro Indicadores A Produção Científica (PC) medida em número de publicações em revistas científicas fornece uma idéia geral do tamanho de uma instituição. Também são calculados valores na análise das publicações de uma instituição cujos membros incluem instituições de mais de um país. Nas publicações com vários autores, um ponto é atribuído a cada uma das instituições participantes (Colaboração Internacional -- CI). O SCImago também calculou a quantidade de citações que os trabalhos científicos tiveram nas bases da Scopus para formar o indicador de qualidade científica CCP. Trata-se de índice comparativo com a média mundial de citações. Um CCP de 1,2, por exemplo, significa que a instituição é citada 20% mais vezes que a média mundial; se o índice é de 0,6, os trabalhos receberam 40% menos citações que a média mundial. Esse número varia de acordo com a área do conhecimento, pois as diferentes áreas não apresentam a mesma quantidade média de citações. Também define pontos, a porcentagem de publicações nas 25 revistas mais importantes da base Scopus, integrantes do indicador primeiro quarto (1Q). O ranking é elaborado como objetivo de oferecer dados aos organismos públicos que investem em pesquisa, responsáveis pelos planos e programas de ciência, tecnologia e inovação. Também é dirigido aos próprios gestores dos recursos nas universidades avaliadas e em outras instituições de pesquisa no mundo inteiro.
Países avaliados O Ranking Ibero-americano é composto por todos os países ibero-americanos: Brasil, Colombia, Espanha, Argentina, México, Chile, Portugal, Cuba, Peru, Venezuela, Costa Rica, Porto Rico, Equador, Nicarágua, Bolívia, Honduras, El Salvador, Guatemala, Uruguai, Panamá, Jamaica, Paraguai, Trinidad e Tobago, Antigua e Barbuda, Guiana, Ilhas Virgens Americanas, Suriname, San Cristóbal e Nevis. Já o Ranking Latino-americano é composto por países da América Latina e Caribe -- os mesmos países já mencionados, excetuando Espanha e Portugal. O Brasil apresentou o maior número de universidades avaliadas (109 do total de 607), seguido por Colômbia (89) e Espanha (85). As universidades mais produtivas se concentram na Espanha e no Brasil. O primeiro tem 43 entre os 100 primeiros colocados do ranking e é seguido pelo Brasil com 27. Dentre as 607 universidades avaliadas, a ULBRA está em 150º lugar no Ranking Ibero-americano, e em 89º no Ranking Latino-americano. Comparada apenas às instituições brasileiras, está em 38º lugar dentre as 109 citadas. Se a comparação for entre as universidades gaúchas, a ULBRA está em 5º lugar dentre as 13 listadas, com 582 artigos publicados. Também mantido pela Comunidade Evangélica Luterana São Paulo (CELSP), o Centro Universitário Luterano de Manaus (CEULM/ULBRA) figura com a 555ª colocação no Ranking Ibero-americano e 445ª no Latino-americano, com três publicações.
SCImago SCImago é um grupo de pesquisa dedicado à avaliação científica por meio de análise, representação e avaliação das informações contidas em bancos de dados. Os seus membros pertencem ao Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) e às Universidades de Granada, Alcalá de Henares e Carlos III de Madrid, Extremadura, Porto (Portugal), Universidad Nacional de La Plata (Argentina) e Pontifícia Universidade Católica Valparaiso (Chile). O grupo participa do desenvolvimento de várias ferramentas de análise de informação científica. A mais notável é o principal jornal de avaliação -- o SCImago Journal and Country Rank (http://www.scimagojr.com), que inclui o indicador de revistas científicas de prestígio ou projeto SJR Institutions. Mais informações nos sites publicados: www.scimagoir.com Ranking Iberoamericano SIR.
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador
Últimas notícias
-
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos -
04
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Alunos de Medicina da Ulbra ensinam práticas saudáveis em escola