Seminário a Obsolescência Programada e Lixo Eletrônico
Alunos da disciplina Custos de Produção participaram de um seminário no Miniauditório da ULBRA Carazinho, na ocasião foram apresentados os trabalhos de pesquisa elaborados pelos acadêmicos de Engenharia de Produção.
O Seminário sobre a Obsolescência Programada e o Lixo Eletrônico abordou assuntos pertinentes as novas tecnologias e seu descarte adequado. "As impressoras praticamente são descartáveis, os telefones celulares ficam fora de linha num curto espaço de tempo. As televisões quebram rapidamente, já as lâmpadas apresentam uma vida útil definida e as baterias acabam cada vez mais rápido. Enfim, a corrida pelo consumo e pelos lucros está gerando uma questão comercial em diversos segmentos, cada vez mais comum: a chamada obsolescência programada", explicou o professor Mario.
Conforme o docente, se buscarmos um pouco da nossa memória, vamos ver que nos tempos de nosso pais e avós, os produtos duravam bem mais tempo comparativamente com os produtos de hoje, realidade esta que está se alterando num processo rápido. "Todo ano surge um novo produto cujo consumidor é inspirado a desejá-lo e isto está criando um novo modelo de consumo imediato. Essa velocidade de consumo coloca em cheque umas das bandeiras do século 21: a sustentabilidade. Assim, discutir esses assuntos na busca de soluções é fundamental para a nossa e próximas gerações.", explanou Mario durante o Seminário.
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador
Últimas notícias
-
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos -
04
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Alunos de Medicina da Ulbra ensinam práticas saudáveis em escola