ULBRA movimenta a Expodireto com Circuito de Palestras
Foram abordados temas referentes ao Agronegócio, a Logística e a Engenharia de Produção
No segundo dia da Expodireto (06/03) a ULBRA Carazinho promoveu um circuito de palestras que abordou questões de extrema pertinência aos produtores rurais. O Auditório da Produção Animal ficou lotado de acadêmicos da ULBRA e visitantes, interessados nas temáticas em discussão. O primeiro palestrante foi Emílio Schimitt, da empresa Amalys, que destacou as novas tecnologias na agricultura de precisão para os novos produtores.
A acadêmica do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio na ULBRA Carazinho, Maísa Lohmann Schneider, acompanhou a palestra e completou que a partir da agricultura de precisão a produção vem aumentando com menos custos. "Um dos bons exemplos é a taxa variável, que consiste na aplicação de insumos apenas nas áreas necessárias, que estão com baixa produtividade. Assim o produtor gasta menos e ganha mais em rendimento", destacou a aluna que assistiu ao evento. O Segundo momento foi marcado pelas palavras do engenheiro agrônomo, Rubem Frossi, que é mestre em nutrição animal e trabalha na empresa Alisul Alimentos/AS. Ele falou sobre a importância da nutrição animal para uma maior produtividade leiteira. "A concentração de nutrientes na dieta do animal influencia na absorção, bem como na quantidade de fibras presentes neste material. O primeiro ponto para buscar a qualidade do leite é a qualidade das forragens, esta é a base da alimentação dos ruminantes", complementou Frossi.
A terceira palestra do ciclo foi realizada pelo gerente industrial da BSBIOS, Moisés Soares Alves, especialista em Petroquímica, que falou sobre a cadeia logística do biodiesel. Segundo Alves, o papel da logística é muito importante para o comércio do biodiesel, não só na captação e na chegada do biodiesel. "A logística é importante na chegada da soja na empresa, além da chegada do óleo e outras matérias primas. Dependemos 100% da logística, que auxilia na captação e chegada das matérias primas para a confecção do biodiesel; e também na distribuição dos resíduos dessa produção como a glicerina e o sabão", complementou o Gerente Industrial da BSBIOS.
Alves contou que se sente muito feliz em palestras aos acadêmicos e produtores rurais na Expodireto, porque isso consolida a agricultura familiar. "É ótimo transmitir meus conhecimentos para que as pessoas conheçam melhor este segmento", acrescentou. O professor do curso de Logística na ULBRA Carazinho, André Oscar Rieth, ressalta a importância de trazer uma pessoa com tanto conhecimento, que veio do norte do Brasil e hoje está atuando em uma das maiores empresas do país. "É importante esta troca de experiências entre Alves e os alunos, porque eles, muitas vezes, não têm a oportunidade de ter uma visão tão ampla quanto um profissional de uma das maiores indústrias do Brasil", comentou Rieth. Para encerrar a tarde, o gerente de processos da Metasa, Paulo Mayer, abordou a importância da Engenharia de Produção no contexto regional. O profissional explicou as características que um trabalhador deve ter para melhor atuar na área de produção, destacando a importância de saber interagir com as pessoas. "O engenheiro de produção tem que ter a habilidade de convencer um gerente ou um diretor, e para isso deve ter a paciência e a resistência além da técnica e a capacidade administrativa, a habilidade de negociação é muito importante para este profissional", pontuou. Mayer acredita que o profissional desta área precisa saber onde quer atuar, ele necessita buscar sempre novos desafios, porque no setor de produção é onde tudo acontece e quem trabalha neste segmento deve gostar de desafios. A acadêmica da ULBRA, Maísa Lohmann, contou que adorou visitar a Expodireto, pois como aluna do curso de Agronegócio, a exposição mostra a realidade e a prática do que é ensinado em sala de aula. "A Expodireto Cotrijal 2012 é um exemplo de feira para todos os ramos que abrangem o setor do agronegócio: 'Antes da porteira' seriam as indústrias de insumos e fertilizantes; 'dentro da porteira' seria a produção agrícola e 'depois da porteira' as agroindústrias. Então ela engloba todos estes setores e a Expodireto Cotrijal nos mostra tudo isso", explicou a aluna da ULBRA. A jornalista da Exporevista, Morgana Fischer, acompanhou as palestras e acredita que os assuntos abordados, nas palestras oferecidas pela ULBRA, foram de muita relevância para as pessoas que passavam pela exposição. "Afinal, esse evento não é apenas um local para mostrar e vender produtos e maquinários, mas é importante também pensar e repensar sobre questões relacionadas às agroindústrias. Assim, o conteúdo colocado nas palestras pode não apenas informar produtores rurais e alunos, mas ajudá-los a enfrentar o mundo cada vez mais globalizado", refletiu.
Estande da ULBRA na Expodireto Cotrijal 2012.
Palestra com Emílio Schmitt abordou a agricultura de precisão.
Agricultores e acadêmicos lotaram o Auditório da Produção Animal na Expodireto.
Notícias relacionadas
-
14
JANNOVIDADE EM SALA DE AULA Rede de Escolas da Ulbra se adequa à nova lei de celulares -
14
JANRECONHECIMENTO Ulbra reafirma compromisso social ao receber selo de responsabilidade -
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas -
10
JANEnsino de excelência 2025 começa com novos cursos presenciais na Ulbra em todo o país
Últimas notícias
-
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas -
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal -
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos