Acadêmicos de Design visitam uma das maiores agências do país
Uma das primeiras turmas do interior do Estado a visitar a Bienal, assim pode ser caracterizada a turma de alunos do curso de Design da ULBRA Carazinho. Eles se deslocaram para a capital do RS com o objetivo de aprimorar o conhecimento e ampliar o processo criativo ao realizar uma visita técnica ao escritório da Gad em Porto Alegre, na sexta-feira passada, 23 de setembro. Na ocasião, os alunos participaram de uma palestra com um dos sócios proprietários da agência, Valpirio Monteiro.
A Gad é uma das maiores empresas de Design do país. Com contas como Gerdau e Claro, contando com uma vasta experiência e renome no mercado, além do escritório em Porto Alegre, a agência possui sede em Novo Hamburgo e São Paulo.
Posteriormente os alunos acompanhados pelos professores, Diego Avila, Ana Cláudia Gaicoski Pinto e Ilse Ana Piva Paim foram para o Santander, Margs, e Cais do Porto para visitar a 8° Bienal do Mercosul.
Conforme a professora Ilse Ana, a 8ª Bienal do Mercosul está inspirada nas tensões entre territórios locais e transnacionais, entre construções políticas e circunstâncias geográficas, nas rotas de circulação e intercâmbio de capital simbólico. O título refere diversas formas que os artistas propõem para definir o território, a partir da perspectiva geográfica, política e cultural.
Ilse Ana explicou que as bienais são eventos primordialmente expositivos, que ativam a cena artística de uma cidade durante períodos relativamente curtos. Contudo, além de serem recorrentes, são descontínuas -- e esse é seu lado fraco: nos períodos entre uma bienal e outra usualmente não acontece nada, ou bem pouco, em termos de ativação da cena artística.
A 8ª Bienal do Mercosul tenta responder à seguinte pergunta: é possível fazer uma bienal cuja ênfase não seja exclusivamente expositiva? A proposta inclui estender a ação da Bienal no espaço e no tempo. E propõe entender o tema escolhido não apenas como um marco conceitual para ler a produção artística contemporânea, mas, sim, como uma estratégia de ação curatorial, sugerindo a Bienal como uma instância de criação e consolidação de infraestrutura local.(José Roca)
Ilse Ana comentou que os alunos voltaram da viagem com uma grande bagagem, "aquilo que nos aproxima de nossa cultura".
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador
Últimas notícias
-
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos -
04
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Alunos de Medicina da Ulbra ensinam práticas saudáveis em escola