Universidade promove dia voltado ao conhecimento
No dia 19 de outubro a ULBRA Carazinho recebeu mais de 800 alunos de escolas do EM de 10 cidades da região para o Universitário Por Um Dia. O evento foi realizado durante todo o dia, oportunizando também a participação de alunos que estudam no turno da noite e apresentam interesse em conhecer a estrutura de ensino oferecida por uma universidade de qualidade. O diretor da ULBRA Carazinho, Valdemar Sjlender recepcionou os jovens no Salão de Atos explicando que um curso superior eleva o salário em 156%, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico.
Diretor da ULBRA Carazinho recepcionou os jovens estudantes.
Acadêmicas do curso de Biomedicina encenaram uma peça teatral representando o dia a dia de um profissional da área da saúde.
Quiz Online Durante o Universitário Por Um Dia foram divulgados os nomes dos ganhadores do Quiz Online -- prova realizada virtualmente aos moldes do ENEM no dia 05 de outubro -- A Escola Estadual Cônego João Batista Sorg, com maior número de participantes, foi premiada com um Data Show, e a 2ª colocada, Escola Estadual São Francisco Solano, ganhou uma câmera digital. O Quis Online está na sua segunda edição e oportuniza uma preparação para o ENEM com questões inéditas, premiando os vencedores, o que estimula a participação dos alunos. O 1° colocado nessa edição do Quiz foi Thomaz Adolfo Rutzen da Silva que recebeu um Netbook; Leonardo Soares Müller, ficou em 2° lugar e foi premiado com uma câmera digital; Para o 3° lugar Yuri Wladimir Pitthan ganhou um celular; No 4° lugar Nicolli Schettert Seidenfus recebeu um MP4; Natália Basso Tolazzi ganhou uma mochila da Pop Rock pelo 5° lugar na prova. Os classificados do 6° ao 15° lugar ganharam a inscrição gratuita para o vestibular da ULBRA.
Oficinas -- Visitantes aprenderam a prática de cada profissão Os jovens sentiram como é ser um universitário por algumas horas, participando de oficinas sobre as profissões. Uma ação que propiciou aos presentes passar por quantas oficinas fosse necessário, auxiliando na decisão sobre qual profissão seguir nesse momento de transição do EM para a universidade. Aqueles interessados em atividades físicas conheceram a fisiologia do corpo através de uma aula de anatomia, para praticar o esporte foi realizada atividade de Rugby, futebol de campo e dança como street dance e hip hop. Os estudantes também sanaram suas dúvidas sobre as áreas de atuação e remuneração para um administrador de empresas. Interessados em trabalhar com recursos humanos entenderam as competências que o mercado de contratação procura atualmente, enquanto os alunos mais indecisos realizavam testes para a orientação profissional, proporcionados pelo Núcleo de Orientação Educacional Profissional. Ao passar pelos laboratórios de Design, a criatividade tomou conta do ambiente com a utilização de técnicas de design para a confecção de cupcakes através dos métodos projetuais. Um crime passional foi tema de um júri simulado realizado por acadêmicos do curso de Direito, lotando o miniauditório. Os interessados em agronegócio participaram de um bate papo sobre a logística na indústria e prestação de serviços. Ao falar em hackers, os jovens interessados na área de sistemas de informação correram para a aula que ensinava como se proteger de invasões digitais, destacando como ganhar dinheiro com a tecnologia. O universo microscópico dos parasitas e bactérias estava visível ao microscópio nos laboratórios de biomedicina, disponibilizando a visualização de células de sangue. Para decidir entre as áreas da saúde, alunos puderam ser enfermeiros por uma hora, com isso sentiram a importância desse profissional e seu papel na saúde coletiva e social. Nos laboratórios de Estética e Cosmética estavam sendo realizadas orientações de automaquiagem, higienização da pele, hidratação e orientações para os cuidados com a pele e proteção solar. No Laboratório de Estética Corporal, a esfoliação e hidratação das mãos complementou as dicas sobre cosméticos e aparelhos eletrostáticos para massagem relaxante. Aqueles interessados por engenharia, aprenderam a KAIZEN, que significa ganhar dinheiro com a profissão melhorando o processo nas empresas.
Momento Ambiental Com o intuito de promover a educação ambiental 20 alunos do EM, representando todo o evento, participaram da ação Universitário por Um Dia Nota 10. A ação, realizada durante a tarde, consistiu no plantio de 10 mudas de árvores na área da ULBRA chamada Bosque dos Municípios. Conforme o Assessor Administrativo da Unidade, Diogo Moreira, idealizador da ação, não é apenas no dia do meio ambiente que a universidade realiza ações ambientais, mas durante o dia a dia os acadêmicos e futuros alunos que são incentivados a participar de atos que promovem a consciência ambiental.
Plantio de mudas para a ação Universitário Por Um Dia Nota 10!
Acadêmico X Aluno EM Leonardo Nardes é acadêmico do 4° semestre do curso de Design na ULBRA Carazinho e recebeu os estudantes nas salas de Design, explicando sobre os laboratórios e atividades acadêmicas. "Percebi que os alunos têm bastante curiosidade e chegaram com dúvidas sobre o Design e muita curiosidade de aprender na tentativa de decidir qual profissão seguir. Um dia eu estive do outro lado, com as mesmas dúvidas que eles têm hoje, e agora pude explicar com precisão sobre a profissão que eu escolhi", contou Leonardo. Luisa Angiliero Cardoso, aluna do 3° ano B da Escola Dr. Liberato em Liberato Salzano relatou que o Universitário Por Um Dia a ajudou a decidir sobre qual profissão seguir, tendo em vista que são tantos os cursos diferentes, o aluno deve estar decidido no momento do vestibular. Luisa pretende cursar Engenharia de Produção ou Engenharia Civil. Durante a tarde também foi realizado um aulão de revisão para o ENEM, com gaita e violão, ipod e miojo, onde através da interdisciplinaridade foi comprovado que o conhecimento adquiridos pelos jovens na escola pode ser utilizado tanto para a fabricação de um ipod quanto de um miojo. No turno da noite, a palestra show O Tom da Próxima Década, com Gilberto Fidelis e Banda LP3 apresentou através da música e diversão, uma retrospectiva histórica da tecnologia, projetando para uma gestão de qualidade, para entrar no ritmo que o mercado exige atualmente.
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador
Últimas notícias
-
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos -
04
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Alunos de Medicina da Ulbra ensinam práticas saudáveis em escola