Projeto de Extensão: ULBRA Adotando Famílias
A Extensão comunitária da ULBRA Carazinho desenvolve 15 projetos no município de Carazinho
O Projeto ULBRA ADOTANDO FAMÍLIAS, desenvolvido no Bairro Esperança, teve início em 2000, ano de instalação da ULBRA em Carazinho, uma iniciativa da Pastoral Universitária denominada "Bixo Comunitário", com a entrega de donativos arrecadados através do Trote Comunitário, ação dos acadêmicos aprovados no vestibular. A primeira reunião formal com as lideranças do bairro e da comunidade aconteceu no dia 29 de dezembro de 2000, com a participação do Pastor Valdemar Sjlender, hoje diretor da Ulbra Carazinho, da professora Maria Eleni Lopes, coordenadora de extensão e da coordenadora do Curso de Administração na época Erlaine Binotto.
Nesses quase 11 anos da Ulbra em Carazinho e região os moradores do bairro foram beneficiados com várias atividades, coordenadas pelo Curso de Enfermagem, entre elas: Curso de Informática Básica, orientações e informações para uma melhor qualidade de vida e a promoção da saúde, assessoria jurídica, promoção de palestras e celebrações em datas festivas.
A partir do ano de 2009 com a participação dos Cursos de Biomedicina e Enfermagem as famílias estão sendo atendidas junto ao CRAS, no Bairro Nova Ouro Preto, através de ações integradas em saúde com a realização de exames laboratoriais, análise e monitoramento das condições sanitárias, palestras, encontros e promoção de eventos de caráter social, educacional e cultural.
Melhora na qualidade de vida da população A professora Elisa Sisti, coordenadora do curso de Biomedicina da ULBRA Carazinho, explicou que o programa participa de atividades educativas tais como palestras e feiras de saúde, no intuito de promover à população maior conhecimento referente aos cuidados com a saúde e a alimentação. "Também são realizados exames laboratoriais para detecção de parasitoses nas crianças, especialmente na população infantil para encaminhar ao tratamento correto", contou. Marielen Coradi é acadêmica do curso de Biomedicina e comentou que as famílias participantes do projeto recebem orientações, e durante as palestras realizadas pelos cursos de Biomedicina e Enfermagem. "Todos os presentes prestam muita atenção, pois sabem da importância destas orientações para a saúde. Espero que eles não desistam e continuem aprendendo com a equipe da ULBRA Carazinho na luta pela saúde para que melhorem a qualidade de vida", mencionou.
Professora Fabiana de Cássia R. Sturmer participa do projeto com as famílias junto ao CRAS.
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador
Últimas notícias
-
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos -
04
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Alunos de Medicina da Ulbra ensinam práticas saudáveis em escola