ULBRA sedia evento na área da saúde
Na segunda-feira, 27 de junho, a ULBRA Carazinho sediou a Capacitação em Reanimação Cardiorrespiratória promovida pela Coren-RS, Curso de Enfermagem da ULBRA Carazinho, Hospital de Caridade de Carazinho e Secretaria Municipal de Saúde de Carazinho. Acadêmicos de enfermagem, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, conheceram as novas diretrizes em reanimação cardiorrespiratória com o enfermeiro Roberto Tyska Bueno. O profissional destacou a importância de unir o conselho de enfermagem aos cursos, tanto os de graduação quanto o técnico. "Tivemos algumas modificações importantes, dando ênfase nas atitudes básicas e avançadas que demonstram melhor resultado no atendimento, na melhora da qualidade dos profissionais de enfermagem para otimizar os recursos disponíveis", explicou Bueno.
Durante a tarde, foi realizada a palestra Atualização em Curativos, com a enfermeira Neida Pellenz que falou sobre as novas alternativas de cuidado apresentando a marca "adote uma lesão". A marca foi formada a partir do Núcleo de Enfermagem na Prevenção de Lesões de Pele (Nepelp) da UFSM/Cesnors. Neida explicou que o enfoque maior deve ser sempre na prevenção, questionando o público, "quanto custa tratar? Prevenir tem o custo do nosso conhecimento. A responsabilidade do cuidado está em nossas mãos. A manutenção da integridade cutânea é um dever do enfermeiro, bem como a prevenção da lesão", explanou.
A enfermeira contou que o Nepelp é um grupo de enfermagem que previne e não apenas trata os casos de lesão. "Toda lesão tem cura, basta cuidar dela, mas uma ferida que a pessoa tem há 20 ou 30 anos é muito mais, essa ferida vem da alma, algo de dentro para fora", relatou.
Ela ressaltou também que a equipe que cuida do outro tem que ter equilíbrio emocional para ajudar na cura do paciente. "Enfermagem não é uma profissão caritativa, trabalhamos porque gostamos do que fazemos, mas somos remunerados para isso", completou. Todos os participantes tiveram a oportunidade de assistir um show de humor com André Damasceno e após foi realizado o encerramento do evento com o Enfermeiro fiscal do Coren-RS Marcos Dellatorre.
Notícias relacionadas
-
14
JANNOVIDADE EM SALA DE AULA Rede de Escolas da Ulbra se adequa à nova lei de celulares -
14
JANRECONHECIMENTO Ulbra reafirma compromisso social ao receber selo de responsabilidade -
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas -
10
JANEnsino de excelência 2025 começa com novos cursos presenciais na Ulbra em todo o país
Últimas notícias
-
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas -
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal -
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos