III Painel de Debates discute as relações trabalhistas
Na quarta-feira, 15 de junho, a ULBRA Carazinho realizou o III Painel de Debates que abordou as relações trabalhistas sob as perspectivas dos seguintes painelistas: Excelentíssimo Senhor Juiz do Trabalho Dr. Ben Hur da Silveira Claus; Sr. Paulo Roberto Zanferrarri, diretor e sócio proprietário dos Supermercados Economia; e Sr. Leandro Bovo, gerente de recursos humanos da Nestlé Sul Alimentos, sob a mediação do coordenador do curso de Direito da ULBRA Carazinho, professor Ronaldo Laux.
O Dr. Ben Hur iniciou o debate contextualizando as relações trabalhistas, as lutas de classes e o direito do trabalho no mundo. "O trabalho não pode ser considerado uma mera mercadoria. Ele é o homem em atividade", ressaltou falando também sobre a flexibilização dos direitos trabalhistas, as modificações tecnológicas e a globalização da economia.
Bovo comentou que o papel do gestor hoje é ser um facilitador no dia a dia, gerenciando conflitos. "O colaborador conota alguém que coopera por um determinado objetivo comum. Esse é o enfoque que eu aplico no meu dia a dia", destacou.
Zanferrarri falou que o gestor é o grande responsável pela relação patrão X empregado. O empresário completa que as pessoas devem saber o que fazer no trabalho e como cobrar produtividade, sem diminuir ou denegrir o colaborador. A empresa tem que ter a pessoa certa no lugar certo. Saber ser líder é importante para dar andamento nas questões do dia a dia. "Os sindicatos da categoria comercial de Carazinho são fortes, batalham pelo associado, e isso é importante para o grupo de colaboradores", falou.
Aline Bonatto, egressa da ULBRA em Administração em 2007 e acadêmica da Especialização em Recursos Humanos Gestão Estratégica de Pessoas, se interessou pelo tema por ter uma empresa em Coqueiros do Sul. Para ela, o Painel de Debates esclareceu muitas dúvidas, com três opiniões distintas entre si. "Através da fala dos painelistas percebi comportamentos das gerações de funcionários que se enquadram em diferentes segmentos, como as gerações X e Y".
Paola Brum, egressa de Direito 2011/1, considerou interessante ver todos os lados do contexto trabalhador e gestor. Além de encontrar os colegas, pode matar a saudade da universidade, sentindo vontade de voltar ao convívio universitário.
Notícias relacionadas
-
14
JANNOVIDADE EM SALA DE AULA Rede de Escolas da Ulbra se adequa à nova lei de celulares -
14
JANRECONHECIMENTO Ulbra reafirma compromisso social ao receber selo de responsabilidade -
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas -
10
JANEnsino de excelência 2025 começa com novos cursos presenciais na Ulbra em todo o país
Últimas notícias
-
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas -
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal -
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos