ULBRA Adotando Famílias
Dia 20 de junho o Projeto de Extensão ULBRA Adotando Famílias estará no Bairro Esperança e Nova Ouro Preto em Carazinho
O projeto de Extensão Comunitária consiste na interação e intervenção dos cursos de Enfermagem e Biomedicina da ULBRA Carazinho junto às comunidades de Carazinho, com a realização de exames laboratoriais, análise e monitoramento das condições sanitárias, palestras, encontros e promoção de eventos de caráter social, educacional e cultural.
Fabiana De Cássia Romanha Sturmer, professora de Biomedicina da ULBRA Carazinho, acrescenta que participar do projeto faz ela se sentir uma pessoa melhor, porque através dele, os participantes aprendem a valorizar a vida e a conviver melhor com um lado mais humano das pessoas. "Para nós professores, formadores de opiniões é muito importante fazer parte de um projeto tão grandioso como o ULBRA ADOTANDO FAMÍLIAS. Faço parte desse projeto há tão pouco tempo e já tive experiências que mudaram minha vida", ressaltou a professora.
Marielen Corodi é acadêmica do 6° semestre de Biomedicina e atua no projeto adotando famílias oferecendo um aporte nutricional. Marielen participa de atividades educativas evolvendo palestras e feiras de saúde, no intuito de promover à população maior conhecimento referente aos cuidados com a saúde e a alimentação. "Também são realizados exames laboratoriais para detecção de parasitoses nas crianças, especialmente na população infantil para encaminhar ao tratamento correto", contou a aluna.
Maria Eleni Lopes, coordenadora de Extensão da ULBRA Carazinho, apontou que os moradores do bairro foram beneficiados com várias atividades ao longo dos 11 anos da instituição em Carazinho, através de cursos de Informática Básica, orientações e informações para uma melhor qualidade de vida e a promoção da saúde, assessoria jurídica, promoção de palestras e celebrações em datas festivas.
A professora Maria Eleni lembrou que o Projeto ULBRA Adotando Famílias, desenvolvido no Bairro Esperança, teve início em 2000, ano de instalação da ULBRA em Carazinho, uma iniciativa da Pastoral Universitária denominada "Bixo Comunitário", com a entrega de donativos arrecadados através do Trote Comunitário, ação dos acadêmicos aprovados no vestibular. "A primeira reunião formal com as lideranças do bairro e da comunidade aconteceu no dia 29 de dezembro de 2000, com a participação do Pastor Valdemar Sjlender, hoje diretor da Ulbra Carazinho, da professora Maria Eleni Lopes, coordenadora de extensão e da coordenadora do Curso de Administração na época Erlaine Binotto", relatou.
Os acadêmicos do 7° semestre de Enfermagem da ULBRA Carazinho, Rafael Soares de Oliveira e Janete Carvalho Fernandes, participam do programa de extensão, oportunizando a eles conhecer a realidade das pessoas e orientar a população de acordo com as dúvidas. "Somos um link com a comunidade, respondemos as questões trazidas por eles e apresentamos atividades que oportunizam a melhora na qualidade de vida da família com um todo, inserido no contexto social e econômico de cada grupo familiar", explicou Janete.
Dia 20 de junho o Projeto de Extensão ULBRA Adotando Famílias estará no Bairro Esperança e Nova Ouro Preto em Carazinho. Os encontros ocorrem quinzenalmente com a comunidade e semanalmente com acadêmicos e professores da ULBRA Carazinho para planejar as atividades a serem realizadas.
Notícias relacionadas
-
14
JANNOVIDADE EM SALA DE AULA Rede de Escolas da Ulbra se adequa à nova lei de celulares -
14
JANRECONHECIMENTO Ulbra reafirma compromisso social ao receber selo de responsabilidade -
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas -
10
JANEnsino de excelência 2025 começa com novos cursos presenciais na Ulbra em todo o país
Últimas notícias
-
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas -
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal -
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos