4° Simpósio de Finanças discute alternativas de investimento pessoal
O curso de Administração da ULBRA Carazinho, juntamente com a Empresa Júnior do curso de Administração da ULBRA Carazinho promoveu o 4° Simpósio de Finanças com o tema como rentabilizar seus investimentos pessoais. No dia 24 de maio, o Diretor do Banco Sicredi Porto Alegre, Julio Cardoso, palestrou no Salão de Atos da ULBRA Carazinho.
O professor do curso de Administração da ULBRA Carazinho, Cézar Volnei Mauss, destacou que o objetivo do evento foi abordar a temática finanças, pouco discutida na região. "Já tivemos autoridades nacionais e internacionais presentes nas quatro edições do simpósio. Um oportunidade para os alunos interagirem com grandes gestores e aprender com eles", contou Mauss.
Julio Cardoso abordou alternativas de investimento pessoal, técnicas para montagem de carteiras de investimento, conjunto de ativos em termos de investimento, cenário econômico atual na economia brasileira e também internacional. "O Brasil está em um ambiente favorável economicamente, mas vai enfrentar um problema de inflação e desemprego", explicou o Diretor do Sicredi.
No segundo dia de evento ocorreram as salas temáticas com apresentação das pesquisas realizadas pelos formandos do MBA Mercado em Capitais e Estratégias de Financiamento. Um dos egressos do MBA que participou das salas temáticas foi Leandro Garcia (32) Acadêmico MBA em Mercado de Capitais e Estratégias de Financiamento na Ulbra Carazinho.
"O objetivo da minha pesquisa foi propor um modelo diferenciado de gestão financeira, com a finalidade de facilitar a tomada de decisão para executivos (inclusive os "não-financeiros"), explicou Garcia.
Ele acredita que a ferramenta construída cumpriu o seu papel, visto que sua forma de apresentação teve uma boa aceitação na empresa estudada (e mesmo fora dela), sendo útil para a busca das razões dos seus problemas e análise das oportunidades de projetos estratégicos, facilitando a consulta às peças contábeis das organizações (como o Balanço Patrimonial-BP, Demonstrativo do Resultado do Exercício - DRE e Demonstração de Origens e de Aplicações de Recursos-DOAR).
Portanto, Garcia considera ser uma contribuição para diretores e executivos envolvidos na tomada de decisão. Com relação ao curso, afirma que contribuiu muito para a carreira a nível pessoal. "Hoje me considero apto a ter um negócio próprio, ou realizar consultorias na área, ou manter minhas posições de investimentos no mercado financeiro -- inclusive BOVESPA. Na minha empresa, como Coordenador da Gestão da Qualidade, auxiliou para verificar como posso contribuir para melhorar o desempenho da organização e trazer resultados positivos para o financeiro (eficiência, eficácia e economicidade). Espero agora que os resultados do meu trabalho sejam reconhecidos também em congressos da área", apontou.
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador
Últimas notícias
-
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos -
04
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Alunos de Medicina da Ulbra ensinam práticas saudáveis em escola