Maio: Mês do Enfermeiro (a)
Ser enfermeiro, no contexto atual, é agregar às características inerentes à profissão, valores diferenciais que buscam aperfeiçoar o cuidado enquanto ciência e arte do cuidado. O curso de enfermagem da ULBRA Carazinho desde sua constituição teve como meta a inserção na comunidade local e regional. Esta participação é contínua e ativa, tanto na atenção primária, nas Unidades Básicas de Saúde, quanto na atenção terciária, no Hospital de Caridade de Carazinho (HCC). Os docentes e discentes do curso desenvolvem estas atividades em sintonia com as propostas da promoção da saúde, prevenção de doenças e tratamento propriamente dito. Busca-se continuamente ampliar o paradigma da saúde vigente.
Neste mês de maio, que se comemora a semana de enfermagem, diversas atividades foram realizadas, com o intuito de promover reflexões sobre o fazer enfermagem no contexto atual. No dia do enfermeiro, dia 12 de maio, a Profa Maristela Rodrigues e a Acadêmica de Enfermagem da ULBRA Carazinho, Danusa Antunes, à convite da Gerente de enfermagem Alexandra da Silva, conduziram a atividade comemorativa junto aos enfermeiros do HCC; "UMA HOMENAGEM ÁQUELES QUE FAZEM DO CUIDADO A SUA PROFISSÃO..."
Inicialmente os enfermeiros foram recepcionados num ambiente acolhedor, tendo como foco central a ambientação humanizada (aromaterapia, musicoterapia e, mudas de flor de mel embaladas e distribuídas no chão em forma de coração). A seguir foram convidados a fazer um momento de relaxamento/reflexão, com o intuito de relembrar a sua trajetória profissional, desde a escolha do curso de enfermagem; suas conquistas até o dia de hoje. Após, compartilharam com seus colegas a emoção da vitoria e da satisfação pessoal e profissional, que suscitou neste dia comemorativo.
Conforme Maristela, na condução desta homenagem, "Retiramos o chapéu para estas pessoas especiais -- os enfermeiros", e, foi num clima de emoção, de sensibilidade e de companheirismo que os enfermeiros foram homenageados e se homenagearam mutuamente. "Ficou expresso neste momento a satisfação pessoal e profissional destes enfermeiros. O amor que cada um acrescenta ao seu trabalho faz a diferença. Parece até inexplicável, mas a profissão do enfermeiro perpassa diversos setores da vida, mas além de tudo traz no componente humano o seu diferencial. E, este diferencial é que faz da enfermagem uma profissão desafiante, dicotômica e em constante evolução", destacou a professora. E, como finalização houve uma confraternização, para realmente comemorar o DIA DO ENFERMEIRO.
Para Maristela, ser enfermeiro, de corpo e de alma, tem que ter a chama do cuidado, representada pela lamparina de Florence Nightingale, sempre acesa. Portanto, o estimulo deve ser continuado, o estudo progressivo, a reflexão ampliada e o caráter fortalecido. 'Sendo assim, homenageamos os enfermeiros que continuam AMANDO a sua profissão, e convidamos a todos aqueles que valorizam o cuidado, a fazerem parte desta "corrente do bem..."que é ser um VERDADEIRO ENFERMEIRO", concluiu a enfermeira.
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador
Últimas notícias
-
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos -
04
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Alunos de Medicina da Ulbra ensinam práticas saudáveis em escola