Governador do RS apoia solução para a ULBRA
O governador do Estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, recebeu integrantes da Reitoria da Universidade Luterana do Brasil, nesta manhã, 06.05. O líder do executivo estadual foi informado sobre o Plano de Reestruturação da ULBRA, que contém a proposta de novo formato societário da Instituição, que, segundo o reitor Marcos Fernando Ziemer é "a solução mais viável para o problema de endividamento da ULBRA". A Reitoria recebeu o apoio político do governador para alavancar o movimento que objetiva conquistar a aprovação do Plano pelo Governo Federal. "É inadmissível que uma instituição como a ULBRA se dissolva no ar. É importante criar uma coesão política para a aprovação da proposta", disse Tarso Genro.
O reitor Marcos Ziemer informou que o Plano de Reestruturação foi elaborado com debate permanente com a Advocacia Geral da União, o Ministério da Educação, a Procuradoria Regional da Fazenda Nacional e a Justiça Federal. "A União é o principal credor da Universidade com 75% da dívida total. Com bancos, a maior dívida é com o Banrisul. Nosso objetivo tem sido construir uma proposta que seja aceita por estas partes, e temos tido sucesso. Ao longo dos anos a gestão anterior contraiu muitos empréstimos que não eram pagos. Na nossa gestão, estamos trabalhando para estabelecer uma forma de honrar nossos compromissos tributários e com as instituições financeiras, mas precisamos de flexibilidade para negociar. Estamos dispostos a isto, sempre dentro da legalidade", garantiu o reitor. A filosofia e a linha pedagógica da Universidade não mudariam em nada. Não estamos vendendo a ULBRA, nem teremos outro grupo educacional parceiro. Não teremos sócios cotistas", esclareceu o reitor.
Participaram da reunião, ainda, o vice-reitor da ULBRA Valter Kuchenbecker, o pró-reitor de Administração Levi Schneider, e o diretor jurídico Jonas Dietrich, acompanhados por integrante da Consultoria KPMG.
O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, também esteve na audiência. Ele levou o apoio político do município à Universidade. "A ULBRA é uma instituição dos gaúchos. O Rio Grande do Sul precisa fazer todo o esforço para mantê-la em atividade seguindo a proposta filosófica e pedagógica atuais", afirmou.
O encontro teve a participação do presidente da Associação dos Professores da ULBRA (ADULBRA), Ângelo Prando, e do diretor do Sinpro-RS, Marcos Fuhr. "Estamos preocupados com as frentes de trabalho de centenas de professores que atuam na Universidade. Os professores têm acompanhado a construção do Plano de Reestruturação e defendem a continuação do perfil atual da ULBRA, de instituição que está inserida na comunidade com filosofia confessional", disse Marcos Furh.
Notícias relacionadas
-
14
JANNOVIDADE EM SALA DE AULA Rede de Escolas da Ulbra se adequa à nova lei de celulares -
14
JANRECONHECIMENTO Ulbra reafirma compromisso social ao receber selo de responsabilidade -
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas -
10
JANEnsino de excelência 2025 começa com novos cursos presenciais na Ulbra em todo o país
Últimas notícias
-
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas -
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal -
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos