A Copa das Oportunidades
Na sexta-feira, 29 de abril, a ULBRA Carazinho realizou um Painel de Debates referente as possibilidades e oportunidades que a Copa do Mundo de 2014 proporcionará para Carazinho. Durante o evento foi apresentado o Projeto "A Copa do Mundo é Nossa", visando discutir sobre as potencialidades em termos de infraestrutura, turismo, cultura, gastronomia, esporte, lazer e educação para a região. Para debater esse assunto, estavam presentes autoridades e lideranças locais além dos integrantes do Comitê ULBRA 2014. O jornalista da Zero Hora, Leandro Becker da Luz atuou como mediar do debate. Entre os painelistas estavam o Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da ULBRA, Ricardo Willy Rieth; o Deputado Federal, Ronaldo Nogueira e o Presidente da ACIC de Carazinho e Vice-Presidente da Federasul, Jocélio Nissel Cunha. O evento foi uma promoção da ULBRA Carazinho, Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários e o Comitê ULBRA 2014. Na oportunidade foi realizado o lançamento da marca do Comitê ULBRA 2014, confeccionada por acadêmicos do curso de Design da ULBRA Carazinho, que venceram um concurso realizado ente todos os campus da ULBRA no Brasil.
Diretor da ULBRA Carazinho O Diretor da ULBRA Carazinho, Valdemar Sjlender, comentou que algumas oportunidades surgem e outras vão embora. Uma Copa do Mundo é a oportunidade que surge, pois hoje a Copa de 2014 é uma realidade. "Nós certamente estamos criando oportunidades para que a Copa não passe em branco em nossa região. Temos condições de infraestrutura para isso e um acontecimento como esse no Brasil coloca desafios para a área de ensino", destacou Sjlender.
Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da ULBRA, Ricardo Willy Rieth O Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da ULBRA, Ricardo Willy Rieth, explicou sobre a Caravana da Copa, que pretende passar por todas as unidades de ensino da instituição para promover um debate sobre a Copa, gerando a discussão de novas oportunidades em cada região que houver um campus da ULBRA. A Caravana iniciou por Carazinho por gratidão aos alunos do curso de Design que brindaram o Comitê ULBRA 2014 com o selo da ULBRA na Copa. Durante o debate, Rieth explanou sobre as ações da ULBRA para a o evento de 2014, com cursos de língua estrangeira com o intuito de capacitar os jovens para receber as equipes e os turistas, atuando como tradutores e intérpretes. "A FIFA vai necessitar de milhares de voluntários, e isso vale muito para o currículo, mas para ser voluntário da FIFA é necessário que os jovens tenham qualificação e para isso existe a universidade", ressalta Rieth. Para ele, assumir um debate sobre a Copa, nos tira da zona de conforto. "Temos que olhar para a frente e como universidade assumir o desafio, pois é preciso tempo para nos prepararmos e mostrar as potencialidades da região aos jornalistas e turistas que vêm para a Copa e querem conhecer as peculiaridades de cada localidade", completa o Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da ULBRA.
Ricardo Willy Rieth apresentou o Comitê ULBRA 2014 aos presentes.
Jocélio Nissel Cunha Carazinho tem muitos talentos, e a região está muito bem situada. Por isso Cunha acredita que não está mais em discussão se a Copa do Mundo é ou não prioridade na região e no Brasil, ela vai acontecer e nada pode depor contra isso. "Devemos estar atentos aos desafios que a Copa do Mundo traz. E com muito trabalho, estes desafios podem se tornar ótimas oportunidades. Podemos observar que a universidade já saiu na frente, buscando soluções para os problemas da região. Muitas vezes as coisas acontecem detalhadas pela oportunidade e me parece que esse é o caso do Brasil agora. O que importa é todo o legado que vai ficar a partir da Copa do Mundo para o nosso país", opina o Presidente da ACIC de Carazinho e Vice-Presidente da Federasul.
Ronaldo Nogueira O Deputado Federal destaca que a Copa de 2014 será uma oportunidade para todos os segmentos da sociedade, até mesmo o próprio governo, o setor empresarial e as entidades. "Além de trazer um envolvimento mundial, com os olhos voltados para o Brasil. É preciso ter uma visão homogênea por parte da sociedade, pois a Copa do Mundo será uma oportunidade não somente de promoção pessoal, mas também econômica. Não é sempre que uma nação tem esta oportunidade. Precisamos agir com muita rapidez, para gerir a demanda que vai surgir nos vários setores da sociedade para a Copa do Mundo", completa Nogueira.
Os painelistas responderam as perguntas de alunos e convidados.
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador
Últimas notícias
-
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos -
04
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Alunos de Medicina da Ulbra ensinam práticas saudáveis em escola