06/11/2012 18:50
- ULBRA CARAZINHO
Direito da ULBRA Carazinho vence Júri simulado em Canoas
A ULBRA Carazinho disputou na final com a ULBRA Cachoeira do Sul que atuou na defesa e os alunos de Carazinho venceram com a acusação
Os acadêmicos da instituição venceram a disputa do 1º Concurso de Júri Simulado dos cursos de Direito na ULBRA. A competição aconteceu na ULBRA de Canoas e a grande final foi na noite de quinta-feira (04). A ULBRA Carazinho disputou na final com a ULBRA Cachoeira do Sul que atuou na defesa e os alunos de Carazinho venceram com a acusação. Cada grupo teve 30 minutos para convencer o júri, formado por cinco mulheres e dois homens, alunos de outros cursos. Réplica e tréplica foram de dez minutos. A equipe de Carazinho, composta por quatro alunas, conseguiu persuadir os jurados, que por cinco a dois, consideraram o réu culpado da tentativa de homicídio, de acordo com o caso real, já julgado pelo Poder Judiciário.Cada grupo teve 30 minutos para convencer o júri.
Carazinho, a equipe campeão, recebeu a premiação de bolsas de estudos de 50% da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da ULBRA para cursar uma especialização; três bolsas de 50% da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (FESDEP); e uma bolsa de estudos da Escola Superior da Magistratura (AJURIS) para cursar a matéria de JÚRI do módulo de Penal da EAD. A equipe vice-campeã recebeu bolsas integrais para o curso em ciências criminais da Escola Superior de Advocacia (OAB/RS). A equipe vitoriosa foi formada pelas alunas Loize Bruna de Oliveira, Luana Ortiz de Oliveira, Márcia Kuhn, Priscila Cescon Antunes e Taíse Juliana Lampert, com a coordenação técnica da Professora Rosangela Dall'Acqua, e com o apoio do coordenador do Curso de Direito da ULBRA Carazinho, Prof. Ronaldo Laux. Para o coordenador, o júri tratou-se, desde o princípio, de disputa acirradíssima, uma vez que o concurso ocorreria por eliminatórias, "logo de início tínhamos pela frente a experiente equipe de Canoas, com toda a vantagem da tradição de mais de trinta anos de história, além de sediarem a disputa. Sabíamos desde o início que, se tivéssemos esta vitória, seria difícil nos segurarem", destaca Laux. Ele comenta que apesar de o concurso ocorrer em Canoas, a equipe de Guaíba tinha uma torcida organizada com direito a camisetas personalizadas. "Apesar do resultado, foi talvez o júri mais disputado e polêmico, pois boa parte dos debates se direcionaram a uma tática retórica inusitada: uma das promotoras demonstrou a falta de verossimilhança dos argumentos da defesa a partir de uma fatia de bolo", conta. Laux acrescenta que chegar a final já era uma vitória tanto para Carazinho quanto para Cachoeira do Sul, pois, duas equipes do interior estavam entre as melhores na disputa. "O clima foi tenso do início ao fim, porém mais uma vez Carazinho viu seu réu condenado. E três condenações representam três vitórias", comemora.A equipe ULBRA Carazinho comemora a vitória no Júri simulado.
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador
Últimas notícias
-
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos -
04
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Alunos de Medicina da Ulbra ensinam práticas saudáveis em escola