Japoneses visitam campus e trocam experiências sobre educação
Professora Satoko Okubayashi e assistente de pesquisa Masahiro Matsubara estiveram na tarde de segunda-feira acompanhados da pesquisadora carazinhense que trabalha no Japão, Anelise Ehrhardt. Eles conheceram a estrutura da universidade e participaram de uma reunião do Comitê Gestor da unidade local.
A ULBRA Carazinho recebeu a visita de japoneses nesta segunda-feira (12). A professora adjunta do Instituto Kyoto de Tecnologia, Satoko Okubayashi, e o assistente de pesquisa da Universidade de Yamanashi, Masahiro Matsubara, conheceram a estrutura do campus e trocaram experiências com professores. Eles vieram acompanhados pela carazinhense Anelise Ehrhardt, pesquisadora da área de Ciências Têxteis do Instituto de Tecnologia de Kyoto.
Os três vieram ao Brasil para participar de um congresso em Natal (RN) e aproveitaram a estadia no país para conhecerem o Rio de Janeiro e visitarem o campus da ULBRA em Carazinho. "Foi uma experiência muito produtiva, já que eles puderam conhecer mais da essência e do cotidiano dos brasileiros, da agricultura regional e do sistema de educação desenvolvido por aqui", afirma a coordenadora de Ensino da ULBRA Carazinho, Nelci Ehrhardt. Ao chegarem ao campus, Okubayashi, Matsubara e Anelise foram recepcionados pelo diretor Valdemar Sjlender. Em seguida, conheceram as instalações da unidade da ULBRA em Carazinho. Por fim, participaram de uma reunião do Comitê Gestor da universidade. No encontro, eles falaram sobre o sistema de educação no Japão e responderam questionamentos da direção e dos professores coordenadores de curso. Entre as novidades reveladas pelos japoneses, esteve o rígido respeito à hierarquia no trabalho, bem como o foco mais amplo na pesquisa e no aprendizado prático. Eles comentaram, ainda, sobre a carreira profissional, o impacto da disciplina na rotina das empresas, além de destacarem os altos índices de qualificação dos professores. Somente em Kyoto, há 40 universidades para 1,6 milhão de habitantes. O encontro foi mediado com tradução do inglês e japonês para o português pela carazinhense Anelise Ehrhardt. Antes de partirem, os japoneses receberam o agradecimento do diretor Valdemar Sjlender, que destacou a importância do intercâmbio cultural, em especial na área de ensino, pesquisa e extensão. Em seguida, o diretor entregou um kit informativo da ULBRA aos visitantes.Professora Satoko Okubayashi, assistente de pesquisa Masahiro Matsubara e a carazinhense Anelise Ehrhardt foram recepcionados pela direção da ULBRA.
Japoneses trocaram experiências com direção e professores da ULBRA Carazinho durante reunião do Comitê Gestor.
Notícias relacionadas
-
14
JANNOVIDADE EM SALA DE AULA Rede de Escolas da Ulbra se adequa à nova lei de celulares -
14
JANRECONHECIMENTO Ulbra reafirma compromisso social ao receber selo de responsabilidade -
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas -
10
JANEnsino de excelência 2025 começa com novos cursos presenciais na Ulbra em todo o país
Últimas notícias
-
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas -
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal -
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos