Basquete de Cadeirantes: ULBRA incentiva inclusão através do esporte
Universidade apoia projeto "Resgate da Vida -- Ultrapassando Limites", coordenado pelo professor Marcelo Somariva Vieira. No período de férias, instituição cedeu Centro Poliesportivo SERCESA/ULBRA para que atletas pudessem continuar treinando.
Idealizado em 2006, o projeto "Resgate da Vida - Ultrapassando Limites", coordenado pelo professor Marcelo Somariva Vieira, consolidou-se em Carazinho. Hoje, atletas encontram na prática do basquete de cadeirantes mais que uma oportunidade para se exercitar fisicamente, mas a própria inclusão social. Apoiadora da iniciativa, a ULBRA tem um representante na equipe: Marco Aurélio Tagliani, de 25 anos.
Portador de necessidades especiais, ele é funcionário da instituição. Nas quartas-feiras, Marco tem liberação em parte do turno da tarde para participar dos treinamentos. No período de férias, o espaço utilizado pelos atletas para treinar foi o Centro Poliesportivo SERCESA/ULBRA, localizado no bairro Glória, atrás do Asilo São Vicente de Paulo. Para Marco, a oportunidade de praticar esportes é um sonho realizado. "Sempre gostei de jogar e, desde que comecei os treinos, esta vontade só aumentou. É uma alegria poder compartilhar essa possibilidade", revela. Em quadra, ele conta com apoio dos colegas também aficionados por esporte como Igor Luiz da Costa (16), Áureo Jones Tolotti (37) e Evandro dos Santos Brizola (19). O presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Carazinho (ADEFIC), Tiago Meira Gomes, de 20 anos, também atua na equipe de cadeirantes. Segundo ele, os treinamentos são importantes e, a partir de abril, a meta é que eles aconteçam nas terças-feiras e sábados no Colégio Notre Dame Aparecida, onde a ideia nasceu há quatro anos. Conforme Tiago, hoje a equipe sofre com a falta de cadeiras. Há apenas nove disponíveis, o que é insuficiente para um treino coletivo com duas equipes de cinco jogadores. "Há dificuldades, mas a vontade supera limites. Semanalmente, treinamos bastante e agora estamos focados em poder disputar campeonatos", revela. Além do apoio da ULBRA, Notre Dame Aparecida e ADEFIC, o projeto tem incentivo da Eletrocar, do jogador de futsal Nuno e da Empresa Glória, que realiza o transporte dos atletas. Para 2010, o objetivo é ampliar o número de treinos e conseguir uma estrutura ainda melhor para preparar os atletas e tornar a equipe mais competitiva.Marco Tagliani: "desde que comecei os treinos, a vontade de jogar só aumentou".
No período de férias, espaço utilizado pelos atletas para treinos foi o Centro Poliesportivo SERCESA/ULBRA.
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador
Últimas notícias
-
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos -
04
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Alunos de Medicina da Ulbra ensinam práticas saudáveis em escola