SANTO ANTÔNIO DO PLANALTO - Biomedicina da ULBRA assina convênio com o Município para atendimento laboratorial
Atividades do projeto comunitário iniciaram neste mês e primeira palestra de orientação foi realizada na última terça-feira. Convênio tem duração de um ano e visa proporcionar maior acesso e rapidez na execução de exames e qualificar acadêmicos e profissionais através de práticas educativas e de saúde.
A ULBRA Carazinho, através de projeto comunitário do curso de Biomedicina, assinou um convênio para o atendimento laboratorial permanente dos usuários dos serviços de saúde do município de Santo Antônio do Planalto que necessitam realizar exames laboratoriais (análises clínicas) e/ou participam das ações de saúde promovidas pela Secretaria da Saúde.
A ação iniciou neste mês, sob coordenação das professoras Elisa Sisti e Fabiana de Cássia Romanha Sturmer. O convênio firmado com o Município tem duração de um ano e visa atender a demanda, em especial os usuários do SUS, para a realização de exames laboratoriais de rotina, possibilitando ao médico solicitante maior agilidade no recebimento dos resultados e proporcionando uma melhora na qualidade de vida da população. O projeto foi desenvolvido diante da importância de uma prestação de serviços de saúde adequada aos pacientes do SUS, bem como de a ULBRA Carazinho possuir um Laboratório de Análises Clínicas (Laboratório Escola) estruturado, legalizado e com profissionais aptos e capacitados para conduzir todas as atividades. Trata-se de um espaço voltado à realização dos estágios supervisionados I e II do Curso de Biomedicina, situações nas quais os acadêmicos têm a oportunidade de exercer suas habilidades acadêmico-profissionalizantes sob a supervisão e o acompanhamento dos professores supervisores de estágio e da responsável técnica do laboratório. Entre os objetivos da iniciativa, está proporcionar aos cidadãos maior acesso e rapidez na execução de exames e dar oportunidade aos acadêmicos e profissionais envolvidos nas ações aprendizados referentes ao trabalho em equipe, à qualidade da atenção individual e coletiva e à organização do sistema como rede única, transformando essas ações em práticas educativas e de saúde. Além da realização de exames, será realizada uma vez por mês uma ação especial com grupos específicos voltada à prevenção, orientação e acompanhamento da população, incluindo palestras, triagens e demais atividades relacionadas à saúde. A partir disso, a meta é proporcionar à população uma melhora no bem estar pelo aumento da oferta de serviços especializados na área de diagnóstico laboratorial. Coleta de material acontece toda segunda-feiraToda segunda-feira é realizada a coleta e/ou recebimento de materiais biológicos, bem como os exames laboratoriais de aproximadamente dez pacientes da Secretaria da Saúde de Santo Antônio do Planalto. Não há limite de idade para a realização dos exames. As coletas sanguíneas e o recebimento de material biológico (urina e fezes) serão realizados pelos alunos do 7º semestre (estagiários) do curso de Biomedicina entre 08h e 09h30min.
Em seguida, os materiais biológicos, devidamente acondicionados, são transportados, sob a supervisão dos alunos estagiários e professores responsáveis, até o Laboratório Escola da Universidade, para a execução das análises laboratoriais propostas. Os laudos deverão ser retirados junto ao laboratório em dois dias úteis para todos os exames realizados, exceto culturas microbiológicas e antibiogramas, que necessitam de um prazo de quatro dias. Segundo a coordenadora do curso de Biomedicina, Elisa Sisti, o projeto visa proporcionar à comunidade oferta de exames laboratoriais com qualidade e agilidade de resultados, suprindo as demandas apresentadas pelo município e possibilitando o acompanhamento periódico e monitoramento de grupos de pacientes específicos, como diabéticos, hipertensos, gestantes e outros. A iniciativa também conta com a participação dos responsáveis pela supervisão das atividades propostas e pelo acompanhamento dos alunos estagiários, Angélica Cristine Heilmann Steffen e Alexandre Ehrhardt, e da biomédica e responsável técnica pelo Laboratório Escola da Universidade, Camila Caetano De Bortoli. Primeira palestra aconteceu na terça-feira da semana passadaToda terceira terça-feira do mês haverá uma ação de orientação à comunidade diretamente no município. A primeira atividade aconteceu no dia 16, no Salão Paroquial de Santo Antônio do Planalto. A palestra apresentada foi intitulada "Qualidade de Vida com ênfase na saúde preventiva", enfocando a divulgação de informações sobre o convênio firmado, ações de saúde, exames laboratoriais e funcionamento da parceria.
Primeira ação de orientação à comunidade aconteceu na última terça-feira, no Salão Paroquial de Santo Antônio do Planalto.
No encontro, foram destacadas ainda ações preventivas a serem praticadas no dia a dia. Entre os assuntos tratados, estiveram hipertensão, diabetes, cuidados na alimentação, realização de atividades físicas e recomendação para que sejam feitos exames periódicos de saúde. Participaram da ação as professoras Fabiana de Cássia Romanha Sturmer e Angélica Cristine Heilmann Steffen, juntamente com os acadêmicos Estevon Bombonatto, Leonel Thomas Bosa e Amanda Napp.
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador
Últimas notícias
-
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos -
04
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Alunos de Medicina da Ulbra ensinam práticas saudáveis em escola