Design da ULBRA Carazinho promove Ciclo de Palestras Ecoatividade
José Denardin falou sobre a importancia e os desafios da rotação de culturas para um solo fértil
João Rockett -- Bioconstrução: construções que atendem as exigências ambientais de conforto térmico, durabilidade, segurança e ótima relação custo benefício
A segunda palestra, dia 15 de dezembro, do ciclo foi proferida pelo criador do primeiro curso de Bioconstrução do Brasil, João Rockett, diplomado em Permacultura por Bill Mollison; idealizador e coordenador das sementes ecológicas Bionatur; diretor-fundador do IPEP -- Instituto de Permacultura e Ecovillas da Pampa; responsável pelo espaço "bioconstruído" no Fórum Social Mundial em 2005. Rockett além da palestra, também realizou uma oficina de Bioconstrução na EEPROCAR, durante as tardes de 15 e 16 de dezembro, onde abordou aspectos práticos da bioconstrução (arquitetura ecológica, que usa materiais naturais), aque utiliza matérias de baixo impacto na extração, beneficiamento e manejo de energias renováveis, como a captação de água da chuva e iluminação natural.
João Rockett, e a Bioconstrução: é possível construir aproveitando mais e melhor os recursos naturais, e assim criar um marco importante para a construção de um modo de vida mais sustentável.
Lia Buarque -- Design da ULBRA Carazinho participará do projeto "Fábrica de Inclusão".
Para encerrar com chave de ouro a programação do Ciclo de Palestras Ecoatividade, todos acompanharam atentamente a fala de uma das mais conceituadas Designers brasileiras, Lia Buarque de Macedo Guimarães, que falou sobre ergonomia e sutentabilidade, e sobre o projeto "Fábrica de Inclusão". Segundo a tecnologista do Instituto Nacional de Tecnologia, o projeto está em fase de desenvolvimento em Plamares do Sul, sendo que o mesmo foi projetado para utilizar resíduos da agroindústria para produzier alimentos, roupas, calçados, e mesmo com esta produção a fábrica não deverá gerar residuos ambientais.
Acadêmicos atentos a fala de Lia Buarque de Macedo Guimarães, uma das mais conceituadas Designers brasileiras.
"Sempre tive interesse em fazer alguma coisa útil para o país, e como pesquisadora, fazer algo para quem precisa. E o Design tem muito para contribuir com isto, há praticamente 15 anos venho trabalhando com a idéia de sustentabilidade, geração de trabalho e renda, e melhoria da qualidade de vida das populações mais carentes. Neste sentido o Fábrica de Inclusão é um projeto singular no mundo, do qual o curso de Design da ULBRA Carazinho deverá participar, através do docente Confortin , na elaboração de privadas ecológicas confeccionadas em cerâmica", explica Lia. Em sua fala a Designer conversou com os acadêmicos e professores sobre a ecoeficiência, onde são encontrados os três R's: reduzir, reusar e reciclar. "Quanto mais ocuparmos o mesmo produto, mais "eco" ele vai ser. Exemplo é a BMW que aplica este conceito e tem um carro onde 95% das peças podem ser reusadas, com outros fins ou em outros carros", explica Lia.
Notícias relacionadas
-
14
JANNOVIDADE EM SALA DE AULA Rede de Escolas da Ulbra se adequa à nova lei de celulares -
14
JANRECONHECIMENTO Ulbra reafirma compromisso social ao receber selo de responsabilidade -
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas -
10
JANEnsino de excelência 2025 começa com novos cursos presenciais na Ulbra em todo o país
Últimas notícias
-
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas -
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal -
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos