Lisandra Sandri
Docente discute educação inclusiva no Fórum Mundial
Docente discute educação inclusiva no Fórum Mundial
A coordenadora pedagógica dos polos EAD da ULBRA, Lisandra Sandri, foi uma das participantes da mesa de debates do grupo de trabalho Educação, Diversidade e Inclusão, dentro da programação do Fórum Mundial de Educação, realizado no campus Canoas, na tarde de terça-feira, 21.01. Com a proposta de discutir o papel da educação na inclusão social, educadores de diferentes escolas e realidades se reuniram para propor ideias de debate no grupo. Lisandra, há 19 anos atuando no magistério, trabalha com educação especial e trouxe um desafio para o grupo: de que forma a educação pode contribuir para a formação das pessoas além do contexto escolar? “Não é apenas trabalhar conteúdos curriculares. A educação inclusiva evoluiu, mas ainda precisa evoluir mais. Precisamos pensar nesse sujeito além dos muros da escola”, colocou Lisandra.
Segundo ela, os esforços para promover uma formação de qualidade e irrestrita, independente das condições dos alunos, e que o ajude a superar suas dificuldades, não devem ser isolados. No caso das pessoas com deficiência, por exemplo, existe uma legislação defendendo os direitos de educação. A barreira é a falta de unidade das ações dos diferentes setores da sociedade. “Ainda estamos discutindo a inclusão de forma isolada. Os setores não se cruzam e as informações não se integram. Educação, saúde e assistência social devem se unir. É papel da escola começar essa articulação em rede”, pontuou a docente. Lisandra também atua como professora na rede municipal de Carazinho e atua como presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiencia de Carazinho, membro-suplente do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiencia (Conade) e membro do Conselho Municipal de Assistencia Social.
Os grupos debatem as proposições em encontros durante o Fórum. Além da diversidade, outros grupos de trabalho debatem Pedagogia, Territórios e Resistências; Gestão Democrática; Ambiente e Sustentabilidade; Direitos Humanos e Cultura da Paz e Educação no paradigma emergente. O Fórum Mundial de Educação ocorre de 21 a 23.01.
Tags
Notícias relacionadas
-
16
SETSOS Vale do Taquari Ulbra e comunidade captam mais 6 toneladas de doações ao Vale do Taquari -
16
AGO51 anos da Ulbra "A Ulbra sairá mais potente do que entrou na RJ", diz Carlos Melke -
01
AGORelações Internacionais Ulbra terá Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional Virtual -
27
JULAções Afirmativas Ulbra trata da transversalidade das culturas afro-brasileira e indígena
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes